Depois de praticamente… Uns 2 anos sem assistir anime nenhum, exceto um ou outro episódio aleatório de algum anime na vida… Uma pessoa linda de muito especial para mim (Wesley Chen é você mesmo) me indicou Saiki Kusuo no Psi-Nan para assistir. O motivo para a indicação foi: “você com certeza vai dar umas risadas com esse anime e vai conseguir se distrair dos seus problemas”.

Acho que o Saiki não era o único psíquico por aqui, não é mesmo? Porque eu realmente chorei de rir do anime, me diverti para caramba acompanhando e agora estou me questionando com o que vou preencher o vazio que Saiki Kusuo deixou… ;-;

Primeira coisa: vamos falar da sinopse do anime. Um garoto nasce com habilidades muito especiais e interessantes. Ele tem poderes psíquicos e por isso aprende a falar, andar e etc. muito antes do normal para qualquer criança. Saiki tem tantos poderes que eu acho que não vou conseguir enumerar todos, mas ele consegue ler mentes, fazer hipnose, telecinese, pirocinese… Sem contar que ele também é dotado de grandes habilidades corporais de força, velocidade…

Com tantas habilidades seria difícil Saiki se envolver em qualquer problema, certo? Aí que está o engano! Justamente por causa de suas muitas habilidades, é muito difícil para Saiki conseguir viver uma vida escolar normal como a de qualquer outra pessoa. E o tema do anime é justamente esse: a vida cotidiana de Saiki Kusuo e como ele lida com seus poderes e suas relações pessoais.

Saiki faz de tudo para sempre se manter na média e não chamar muita atenção para si mesmo, mas acaba acontecendo sempre tudo ao contrário e é daí que surge todo o foco cômico do anime.

Personagens:

  • Saiki Kusuo

O nosso protagonista. Um rapaz de 16 anos extremamente sério e focado no que quer e/ou tem que fazer. A personalidade dele chega a ser um pouco rabugenta até, porque ele sempre prefere ficar sozinho e tenta espantar os amigos de escola e seus pais de perto de si.

Ele é um completo viciado em gelatina de café e muitas vezes é a busca por esse doce que o faz entrar em alguma encrenca.

  • Kuniharu e Kurumi Saiki

Esses são os pais de Saiki e são os responsáveis por uma boa parte do humor do anime no começo. Kurumi, a mãe dele, é uma mulher muito doce e gentil que está sempre preocupada com sua família e seu bem estar. Kuniharu é um homem de bom coração, mas sempre muito desastrado e acaba quase sempre recorrendo a pedir ajuda aos poderes especiais de Saiki.

Apesar do lado gentil, a mãe do Saiki também sabe virar uma pessoa bem assustadora para defender sua família (olha mais um motivo de risada aí).

  • Teruhashi Kokomi

Eu colocaria a Teruhashi como a protagonista feminina do anime. Ela é simplesmente a garota perfeita pela qual qualquer garoto se apaixonaria (ao menos é o que ela pensa), até que Saiki não age exatamente como ela esperava e ela se interessa por ele. É uma personagem que eu, particularmente, gostei bastante porque senti certa mudança nas intenções dela ao longo da história.

Não bastasse a confiança de Kokomi, todos os garotos da escola são completamente loucos por ela e imploram por qualquer mínima migalha de sua atenção. Claramente foi a partir dessa pisada no ego que ela começou a tentar chamar a atenção do Saiki. Mas com o passar do tempo eu comecei a sentir as intenções dela como um pouco mais verdadeiras e por isso torci para o Saiki dar uma chance a ela.

Então… Sim eu shippei muito SaikTeru e só quem já assistiu, ou vai assistir, o anime vai saber se shippei bem ou em vão.

  •  Nendou Riki

Podemos considerar o Nendou como o melhor amigo do Saiki… Mesmo que o Saiki não veja as coisas dessa maneira. Nendou é muito inocente e tem sempre a melhor das intenções em ajudar todos os seus amigos, por isso é um personagem difícil de odiar.

Na verdade o Nendou é um dos personagens mais carismáticos do anime com o seu jeito desligado e sua dificuldade de entender as coisas associados com sua aparência pouco convencional.

  • Kaidou Shun

O Kaidou é um dos meus personagens favoritos! Ele me faz morrer de rir e querer chorar de vergonha ao mesmo tempo. Kaidou tem uma “síndrome da 8ª série” onde fantasia que é dotado de poderes muito especiais e que combate uma entidade maligna.

Feliz ou infelizmente… Essa história de entidade maligna possuindo o braço direito de Kaidou rende muitas risadas e algumas vergonhas que o coitado tem que passar, mas eu me divirto muito com ele.

  • Yumehara Chyio

Yumehara é uma personagem muito engraçada pela facilidade com a qual se apaixona ao longo da trama. Primeiro ela se apaixona pelo Saiki, ainda nos primeiros episódios do anime (não lembro bem se no 1º ou no 2º episódio) e arma todo tipo de plano infalível, bem estilo Cebolinha, para chamar a atenção dele.

Como todas as suas tentativas falham, Yumehara desiste de Saiki e logo se apaixona por outro personagem… E depois outro… E outro novamente… E isso que torna tudo engraçado.

Yumehara é só uma garotinha que sonha com amor verdadeiro de um garoto que lhe diga coisas bonitas e tudo o mais. Nada mais do que a maior parte das personagens bobinhas de shoujos, mas ela tem um grande carisma então é difícil não gostar dela.

  • Coadjuvantes

Tem vários outros personagens aqui que tem sua importância ao longo do anime, mas optei por citar só esses que aparecem mais e com os quais criei um amorzinho maior. Porém, garanto que vocês terão uma infinidade de outros personagens para se apegar.

Ao longo da trama, alguns criam mais destaque apenas naquela desventura contada em específico e por isso eu preferi deixar vocês se surpreenderem com esses personagens que surgem depois, já que citei apenas os que já começam presentes no anime.

Opinião geral da Kushi:

O anime é muito bom e divertido. É uma comédia onde as piadas não são forçadas e nem tão previsíveis assim. O detalhe de que, originalmente, os episódios tem cerca de 5 minutos e nós assistimos um compilado com mais ou menos 5 mini-episódios desses por vez faz com que assistir não seja algo cansativo ou maçante e a narrativa fica bem mais dinâmica.

Eu assisti 24 episódios de pouco menos de 20 minutos cada (excluindo o tempo de opening e ending que eu costumo pular), e dentro desses 24 episódios tivemos mais de 100 “capítulos” (tem um episódio referência a ser o de número 100 pela forma como foi exibido originalmente).

Com certeza eu recomendo o anime para quem está procurando uma história leve para dar umas boas risadas. O anime está cheio de referências cômicas à Shonen Jump (tá… talvez cheio seja um exagero, mas tem algumas referências sim) e eu duvido que você assista o anime todo sem dar nenhuma risadinha em momento nenhum. Se você está cheio dessas comédias forçadas no ecchi que saem aos montes o tempo inteiro… Então Saiki Kusuo no Psi Nan é uma opção excelente para variar e ver o que é humor de verdade.

Eu deveria dar uma nota, então dou nota: 9,5. Eu tirei meio ponto por motivo de decepção (quem já assistiu talvez me entenda).

Então foi isso que essa raposinha veio trazer hoje. Obrigadinha a todos que lerem, espero que assistam. E um mega obrigada especial acompanhado de beijo no Wes pela indicação sem a qual essa matéria nem estaria aqui. ^_^

Até mais galerinha! Beijinhos! Dateba nee!