Olá meus pequetuchos! Essa Kyuubi que vos escreve agora estava um pouco sumida por motivos de: mudei de casa duas vezes desde o começo do ano, então passei muito tempo sem Internet. Quando voltei a ter Internet em casa aí o trabalho começou a sugar minha vida e eu nem ligava o meu computador quando chegava em casa.

Mas, independente de qualquer correria, cansaço, choradeira ou bad com os crushs, uma coisa que eu nunca consigo deixar de fazer é jogar alguma coisa. Nem sempre são jogos complexos (na verdade joguinhos bem bobos me prendem mais e fazem mais minha alegria do que jogos complexos já que eu provavelmente vou me estressar quando perder).

Minha proposta aqui é trazer alguns jogos simples, pequenos e mobile que não dependem de Internet para jogar. É aquela diversãozinha ideal para a hora que você está sentado no ônibus no meio de um engarrafamento gigante e só quer sair do tédio.

Apesar de o foco ser jogos simples e pequeninos que não dependem de rede, ainda assim vou trazer aqui, primeiramente, algumas menções honrosas porque foram jogos que me ajudaram muito a não morrer de falta do que fazer. Nessa primeira parte da matéria trarei alguns jogos maiores e mais complexos e que, normalmente dependem de rede para jogar e uma menção honrosa zoeira sem limites no final e na parte II virão alguns puzzles e outras coisinhas.

Na Parte I trataremos de jogos que são bem interessantes para quem está sem PC, mas tem Internet funcional e um bom celular. Vou apresentar os prós e contras de cada um na minha lista e espero que isso ajude alguém.

The Sims Freeplay:

O clássico jogo simulador de vida da EA não deixa de ser interessante na sua forma mobile e ajuda muito a distrair. Porém, nem tudo são flores, e o jogo é bem grande (ocupa 802MB no meu celular), além de depender de conexão à Internet para fazer a ligação com o servidor.

Outra coisa que torna a jogabilidade até um pouco cansativa (esse é o principal motivo para eu desinstalar o jogo após a publicação dessa matéria) é o fato de que é praticamente imperativo colocar dinheiro real para conseguir cumprir as “missões” em tempo. Além de tudo atividades banais levam tempo demais para serem feitas já que, por exemplo, comer leva 10 minutos, cozinhar leva 5 e dormir gasta no mínimo meia hora do seu tempo.

Apesar dos contras eu acho que até vale a pena baixar o jogo se você tem paciência e tempo livre para ficar entrando nele a cada 30 minutos enquanto espera que ações bobas sejam feitas.

Hearthstone:

Um excelente jogo da Blizzard que não faltou no meu celular e me ajudou a sobreviver sempre que tive Wi-Fi disponível, porque nem arrisquei passar raiva jogando um jogo assim no 3G.

A versão mobile não tem nenhuma diferença da versão no PC e isso é um pró enorme. O contra é o tamanho do aplicativo que chega aos absurdos 2,37GB no meu telefone e o fato de que não acho que seja muito tranquilo jogar no 3G (até pelo fato de que a franquia deve acabar em uma partida só, sem contar o risco de instabilidade). Além do que o jogo não é compatível com celulares um pouco mais antigos já que ele exige uma capacidade de processamento considerável.

Se o seu telefone é moderninho e tem bastante memória e você até possui Internet, mas está sem computador, então eu recomendo que você experimente duelar a partir do seu smartphone.

Rayman Adventures:

Esse jogo desenvolvido pela Ubisoft é absurdamente divertido e tem um visual até bem interessante. No estilo de aventura lateral (como nossos clássicos Mário e Sonic em suas primeiras versões) é o jogo mais voltado para a ação nessa lista de menções honrosas.

O jogo é viciante e possui quatro estilos de fases diferentes, mas o objetivo é sempre chegar ao final do caminho, onde o querido capitão do seu navio bárbaro está lhe esperando. A jogabilidade é bem responsiva, então não dá para culpar lag por suas derrotas e o fato do personagem andar automaticamente deixa o jogo ainda mais dinâmico.

Se eu só fiz elogios até agora então qual o ponto contra? Ele também é razoavelmente grande (atualmente ocupa 434MB do meu telefone) e também necessita de Internet para jogar, então isso prejudica quem quer joga, mas não tem um celular muito potente ou está sem Internet.

Ainda assim, é um jogo que eu recomendo muito para quem possa experimentar.

The Hobbit: Fight For Middle Earth

O jogo é desenvolvido pela própria Warner Bros. International e devo dizer que fiquei muito surpresa com ele. Primeiro o visual é incrível, segundo a jogabilidade é perfeitamente responsiva e terceiro o design de personagens está perfeito.

Na versão mobile do Hobbit você pode jogar como Elfo, Orc, Dwarve ou Humano. Há uma missão disponível para cada raça, mas eu não vejo motivo para jogar com outra coisa além de Elfo, até por que… Após o início da missão você recebe o apoio e passa a comandar ninguém menos do que o maravilhoso e divo Thranduil.

Super vale a pena jogar e eu, sinceramente não consigo apontar nenhum defeito no jogo. O tamanho do aplicativo não é muito maior do que o de alguns jogos puzzle que eu possuo e considerando a sua jogabilidade maravilhosa não vejo defeito que me faça não recomendar fortemente esse jogo.

Slither.io:

Esse jogo segue o mesmo princípio que o Agar.io: você deve se alimentar e crescer. Mas no slither.io você não é uma célula e sim uma cobrinha.

O fato de você ser uma cobrinha faz com que a mecânica mude um pouco e matar seus inimigos exige um processo diferente: você deve fazer o inimigo bater no meio da sua cobra (que frase horrível) para derrota-lo e poder roubar o tamanho dele.

Esse jogo é online e você joga contra outras pessoas. É bem divertido, mas se sua Internet não estiver boa você vai passar raiva com os lags.

Agora eu vou fazer uma recomendação destaque porque não digo que seja um jogo excelente, mas sim que "The zueira never ends" e que só pela zoação vale a pena jogar o que vem a seguir.

Carreta Furacão: The Legend

É isso mesmo, você não leu errado! Alguém foi zueiro o suficiente para programar um jogo da Carreta Furacão.

Se você está preso em uma caverna e por isso não está atualizado sobre os memes: a Carreta Furacão é simplesmente a nova sensação brasileira e nossa maior arma contra o Estado Islâmico (risadas infinitas) e você pode conferir alguns dos vídeos que a fizeram famosa abaixo.

O que me fez indicar esse jogo? A zueira e o fato de que o jogo contém a maravilhosa trilha sonora do "Siga em frente, olhe para o lado e se ligue na magia da batida do cavaco" (mais risos infinitos aqui).

Sobre a jogabilidade? Não é nada impressionante. Você comanda os 5 heróis da Carreta ao mesmo tempo, eles estão correndo pela rua e você tem que faze-los pular os obstáculos no caminho (carros, ciclistas e pedestres).

Não é um jogo para colher louros por ser extremamente bem produzido e sim porque me fez rir muito quando o achei na Google Play. Não sei se há uma versão para iOS, mas acho que quem tem Android devia experimentar, mesmo que desinstale depois.

E aqui termina a listagem com os primeiros jogos que decidi trazer aqui. Optei por não falar de um outro jogo da EA que eu até joguei bastante, mas não indiquei por pura birra.

SimCity foi esse jogo que ganhou minha birra e perdeu a indicação aqui. Motivo? Simplesmente demora muito tempo para você conseguir dinheiro para construir as coisas básicas de infraestrutura da sua cidade e isso praticamente obriga você a comprar Cash.

No mais, entre mortos e feridos salvaram-se todos e chegamos ao final da primeira parte dessa lista de games mobile que não faltam no meu telefone.

É isso por hoje. Espero que gostem e nos vemos em breve na parte 2. Beijinhos. Datteba nee!