E o tema de hoje foi muito bem sugerido pelo meu amado maridinho! Ele deu algumas sugestões não acatadas e essa realmente me agradou! Obrigada, meu bem!

Max Payne é uma franquia realmente antiga, que eu comecei a jogar no PC lá pelos anos de 2002/2003 por aí, ou seja, há mais de 10 anos atrás!

Eu joguei o "Max Payne" e o "Max Payne 2: The Fall Of Max Payne", ambos no PC. Cheguei a jogar o jogo no PS2, mas não gostei muito (provavelmente porque sou péssima em jogos de tiro que não mire com o mouse noob).

A melhor parte no primeiro jogo da série Max Payne é a história do mesmo. Quando eu joguei no PC, joguei ele inteiro em português, inclusive as falas dubladas dentro do jogo.

Max Payne conta a história de um policial que tem sua esposa e filha mortas por algum tipo de gangue relacionada a um novo tipo de droga, a "Valquíria", ou simplesmente "V" e busca, incansavelmente, por vingança. O jogo é de tiro em 3ª pessoa.

Uma coisa interessante era como a história do jogo era contada através de histórias em quadrinho muito bem dubladas.

A dublagem dentro do jogo era ainda mais divertida do que a da história, afinal, os criminosos eram muito engraçados, e falavam coisas muito sem noção. Um exemplo é o diálogo maravilhoso quando o Max quer entrar em uma lavanderia, mas apenas os bandidos conseguem entrar e segue-se a seguinte conversa:

– Max: Entrega da Pizza.

– Bandido: Nunca te vi antes. Cai fora palhaço!

A história se desenrola de uma maneira fantástica no primeiro jogo, onde o Max se vê tendo que desvendar sozinho todos os mistérios que envolvem a morte da sua família ao mesmo tempo que ele se torna um fugitivo da Polícia por um crime que não cometeu. Tudo regado com muita ação, tiros e mortes.

Sem dúvidas, para mim, a melhor história é a do primeiro jogo. Claro que uma história tão perfeita chamaria atenção o suficiente para virar roteiro de filme. E foi o que aconteceu, foi lançado o filme de nome Max Payne, com Mark Wahlberg na pele do Max.

Eu particularmente gostei do filme. Acho que o Mark ficou muito bem como Max Payne. O ponto que não gostei do filme foi a história do mesmo. No filme a droga "V" é meio que um Elemento "X", que deixa os personagens super-poderosos, o que não ocorre no jogo (eles apenas ficam doidões, mais ou menos como os usuários de crack).

Além do mais no jogo a aparição da personagem Mona Sax, que ganha uma importância enorme no decorrer da história, é muito mais interessante do que no filme. 

Acho que o filme não ficou melhor apenas porque quiseram compactar a história, que no jogo é dividida em 3 partes e diversos capítulos, em um filme curto. Para isso modificaram e compactaram demais o roteiro do jogo, o que tornou o filme muito superficial e fraco em história, e rico demais em efeitos especiais desnecessários.

Já no Max Payne 2 a bela Mona Sax que surge no primeiro jogo é promovida e se torna protagonista do jogo junto com o Max. Inclusive em várias fases nós controlamos a bonitona invés do Max.

O segundo jogo eu já joguei todo em inglês (infelizmente) e na época meu inglês era muito pior do que o que é hoje (ou seja, era podre… :p) então eu não entendi todos os detalhes da história do segundo game. Mesmo eu admitindo que perdi alguns detalhes da história, ainda acho que no segundo game o quesito história de fundo deixa a desejar.

No segundo game os gráficos foram muito melhorados. A jogabilidade permaneceu bem semelhante, o que o fez um bom jogo.

Mas, para mim, o Max Payne 2 passou muito longe de superar o seu antecessor. Para mim o que faz de Max Payne um jogo épico é a sua história e não a sua jogabilidade ou mesmo os gráficos. Se fizessem um remake do primeiro jogo, com uma interação e texturização gráfica melhor, mas com a mesma história isso me faria muito mais feliz do que o segundo jogo.

Eu sei que existe o Max Payne 3, lançado pela Rockstar para PS3 e Xbox 360. Questões financeiras me impedem de ter qualquer um dos dois videogames. Assim sendo eu não joguei o game e também nem procurei saber muito sobre ele, por isso não vou falar dele aqui.

Se você jogou o Max Payne 3 comente abaixo o que achou dele!

​- Curiosidade:

Sam Lake foi o homem responsável pela criação do roteiro de Max Payne e ele também serviu como base para a aparência do personagem, que foi grotescamente modificada no segundo game (detalhe que eu verdadeiramente destestei).

Então é isso, pessoal. Max Payne foi meu jogo favorito de PC durante muito tempo mesmo e estou feliz de dividir um pouco do jogo com vocês. Vou deixar uma análise dos 3 jogos juntos só para alimentar a vontade de vocês e também para ter uma outra opinião sobre o game!

Espero que tenham curtido a matéria! Comentem abaixo! Datteba nee!