Well, Well, well… a queridinha Marvel parece que veio pra ficar em primeiro lugar no pódio das melhores e até o Stan Lee entrou nessa “competição”. Os embates entre DC Comics e Marvel Studios estão cada vez mais evidentes, principalmente para nós que estamos deste lado da telona. Vamos agora conferir as polêmicas geradas no ultimo mês:

Stan Lee, o mito (para muitos, não digo todos), mal esperou a pré-estreia de Vingadores 2 e já lançou sua “piadinha” aos adversários. O criador da maioria dos personagens (da Marvel) que vemos nos cinemas acredita que a rival DC ainda está muito longe de alcançá-los em todo o universo cinematográfico (que nós sabemos que não é bem assim…).

Em um evento recente, Lee (não o Bruce), afirmou que eles (a DC) estão atrasados e precisam recuperar o tempo perdido. Para completar a alfinetada, ele ainda diz que a DC possui apenas o Superman, Mulher-Maravilha e Batman, que talvez o Flash entre no meio, mas já o Lanterna Verde, podem esquecer. Então, ironicamente ele finaliza com um “mas vamos ver”.

É ou não é uma provocação digna de resposta? Só que ele está apostando sem saber da pequena listinha de filmes que a DC anunciou até 2020: Batman VS Superman (o mais esperado até o momento, para 2016), Esquadrão Suicída (2016), Mulher-Maravilha (previsto para 2017, mas com a saída de Michelle MacLaren ainda não foi divulgado se a data mudará… parece que mais um diretor abandona seu projeto por “diferenças criativas”, sabe-se lá o que isso quer dizer), Liga da Justiça (2017), The Flash (2018), Aquaman (2018), Shazam! (2019).

E olha que a lista não acaba, pois ainda temos Liga da Justiça 2 (2019), Ciborgue (2020) e Lanterna Verde (2020). Tudo isso para explicar que, sim, a DC está correndo atrás de um lugar no pódio do cinema. Contudo, para desbancar um pouco a fala de Stan Lee, vamos agora ao campo das séries televisivas: Arrow, Flash e Gotham são exemplos claros de que a DC é quem manda nesse território.

Enfim, o que podemos inferir sobre isso tudo? Que o confronto Marvel VS DC está apenas começando. A primeira vem construindo seu lugar desde a época do primeiro Iron Man, enquanto que a outra está obtendo um foco mais especifico em suas séries que rendem muito. Se notarmos bem, a Marvel têm tudo tão bem planejado que seus filmes compõem uma linha cronológica em que um completa o seu anterior e vice-versa. E se a DC souber usar bem sua lista de possibilidades favoráveis contra a outra, ela conseguirá superar sua rival facilmente.

Vejamos algumas dessas vantagens: Primeiramente, a DC possui todos os direitos sobre seus personagens, uma vez que todos eles estão inseridos na Warner para que sejam utilizados de forma livre, ao contrário da Marvel que precisou fragmentar os seus, algo que dificultou muito suas produções, principalmente no caso do Homem-Aranha.

Em segundo lugar, ela possui três nomes de peso que, se bem trabalhados (eu digo BEM MESMO), conseguem uma bilheteria de sucesso. Batman, Mulher-Maravilha e Superman são ícones conhecidos por todo o mundo, fora a Liga da Justiça que também não fica para trás em quesito de história e popularidade.

Em terceiro lugar, se pensarem em uma unificação entre suas séries (não apenas crossovers rápidos entre Flash e Arrow), com certeza não há Marvel que segure a DC para que esta não alcance o primeiro lugar na lista de seus fãs.

Ok, ok, ok…deixemos agora essa discussão de lado e partiremos para outra fofoca do mundo nerd: o diretor de Vingadores saiu de sua produção e agora quer partir para a DC.

“Vish, agora que a coisa vai pegar fogo…”

Para quem não sabe, Joss Whedon foi o diretor de Vingadores e Vingadores: a Era de Ultron, contudo, recentemente, alegou não ser capaz de produzir o próximo filme da franquia, pois este seria um “jogo para jovens”. Joss repassou seu lugar para os responsáveis por Capitão América: O soldado Invernal (os irmãos: Anthony Russo e Joe Russo), os quais prosseguirão a sequencia de Vingadores (as próximas duas partes) e tomarão frente de Vingadores: Guerra infinita, além de Capitão América 3.

Para tanto, não é sobre quem assumirá seu lugar na direção dos filmes da Marvel que iremos discutir agora, mas sim sobre o interesse de Joss em partir para a DC. Logo após anunciar oficialmente sua saída da franquia Vingadores, ele começou a fazer uma espécie de “merchan” para que a DC Comics o contrate.

Se o próprio Joss Whedon não ficou satisfeito com seu trabalho na Marvel, o que será que podemos concluir disso? Quais serão as “tretas” que circulam pelos bastidores desse grande e poderoso estúdio?

Outro ponto bem relevante é que o diretor afirma que recebia muito pouco em sua época de produção dos Vingadores, ele até garante estar preparadíssimo para o comando de alguma adaptação da rival, fora que também afirmou estar repleto de ideias ótimas para um novo filme do Batman (apesar de muitas dessas ideias serem piadas, já que ele possui planos com o coringa nessa produção).

E nada disso são especulações, pessoas. Ele realmente afirmou: “Eu quero desesperadamente dirigir um filme do Batman. Mas quem não quer? E eu também queria dirigir Mulher-Maravilha. Enquanto eu crescia na Marvel Studios, ficava cada vez mais curioso pelo universo da DC Comics. E eu me vejo no espírito dos dois estúdios”.

Parece que Joss realmente abandonou a indústria cinematográfica do universo Marvel e pode ser que ele seja contratado para realizar seu sonho de dirigir um filme solo do Cavaleiro das Trevas. Será? Só nos resta aguardar…

E, para finalizarmos essa sequência de polêmicas, parece que outros diretores estão abandonando os barcos. Primeiro temos Michelle MacLaren que saiu da produção de Mulher-Maravilha alegando “diferenças criativas”, sendo substituída três dias depois por Patty Jenkins. Parece até que virou moda largar algum projeto por haver essas “diferenças criativas”, pois até Jenkins havia sido anunciada para dirigir Thor: o mundo sombrio e desistiu por esse motivo, fazendo a Marvel colocar Alan Taylor em seu lugar.

Outro diretor que anunciou sua saída foi Edgar Wright, o encarregado da direção e roteiro do filme do Homem-Formiga. Nem precisamos dizer o motivo de sua saída, né? Está meio que óbvio… e.e

O importante disso tudo é que a Marvel Studios perdeu uma pessoa que seria de extrema importância para eles. “Mas porque, bolinho?”, bem, acontece que Edgar estava no desenvolvimento do filme desde 2008 e seu roteiro era simplesmente o melhor já produzido pela Marvel em todo esse tempo.

Joss Whedon (olha ele aqui novamente) reconheceu Edgar como o melhor roteirista que passou até hoje pela Marvel e lamenta a saída do rapaz, pois não tinha mais elogios para identificar o roteiro de Homem-Formiga. Ao pegarmos, outra vez,  as palavras de Joss, temos o seguinte:

“Eu diria que aquele não era apenas o melhor roteiro que a Marvel já teve, mas o roteiro mais Marvel que eu já li. Eu não tinha nenhum interesse no Homem-Formiga. [Então] eu li o roteiro e foi como, caramba! Isso é tão bom! Me lembrava das histórias que eu lia. Era irreverente e divertido e conseguia fazer o que era pequeno se tornar grande e vice-versa. Eu não sei em que ponto as coisas deram erradas, mas eu fiquei muito triste. Isso porque eu pensei, a Marvel acertou em cheio”.

Realmente, Joss Whedon saiu para por a boca no trombone mesmo. E para finalizar, o lugar de Edgar Wright foi tomado por Peyton Reed (na direção) e Adam McKay (no roteiro).

Enfim, agora que estamos cientes de algumas (não todas) fofocas polêmicas dos bastidores Marvel VS DC, só nos resta esperar sentadinhos em nossas poltronas pelo resultado disso tudo. Se eles querem nos ganhar, então farão algo bom, muito bom… Resumindo: Vamos só aproveitar nossa festa de séries e filmes consecutivos.