Coelhinho da páscoa o que traz para mim? 1 dorama, 2 animes e 3 mangás assim…

Olá pessoas que dividiram o ovo de páscoa em doze prestações, como estão? Espero que bem. Como vocês podem ver, estou totalmente no clima da Páscoa e resolvi ressuscitar uma série do Made in Ásia que muitos de vocês adoram, o Desvendando (que foi receber esse nome somente ano passado :v e sua última matéria não foi à tanto tempo assim não: Neko no Hi).

No entanto, essa ressureição não é qualquer ressureição. Com a proximidade da data da ressureição de Jesus (que tanto de ressureição O.o), uma das datas mais comemoradas aqui no ocidente, perdendo somente para o Natal e o Ano Novo, me surgiu uma dúvida, os japoneses também comemoram essa data?

Se você é uma pessoa curiosa como eu, coloque os cintos e pegue um lanche, pois hoje iremos ao Japão e daremos uma passadinha na Coreia do Sul!

 

Decolando…

Como já vimos em outras matérias aqui no MiA, os japoneses comemoram sim algumas datas que também comemoramos, principalmente cristãs. Algumas são de forma bem discreta como o Carnaval e outras eles levam tão à sério que até expandiram a data como o Dia de São Valentim, muitas dessas com intuito mais comercial (na verdade, todas com esse intuito), mas que com o jeitinho japonês acaba se tornando datas importantes para a cultura deles.

Então achei válido questionar se a páscoa também é comemorada por eles… Mas antes vamos conhecer sobre a nossa Páscoa.

 

Afinal, como surgiu a Páscoa?

Anime: Saint Young Men.

Bem, muitos já devem saber que essa data foi expandida pelo mundo através da cultura cristã e, principalmente, através da Igreja Católica, sendo o dia em que Jesus, o filho de Deus, ressuscitou após morrer na sexta-feira santa para pagar os pecados de todos. No entanto, a data é citada até mesmo na Bíblia Cristã antes mesmo de Jesus nascer. No Antigo Testamento a data era comemorada pelo povo de Israel que foi libertado da escravidão que viviam no Egito.

Páscoa vem de uma palavra hebraica, pesah, e significa “passagem” e a principal data do ano litúrgico cristão, começou a ser relacionada à ressureição de Jesus apenas no século 2 d. C. em Roma. A data sempre ocorre 46 dias depois da quarta-feira de Cinzas, que indica o início da quaresma, que por sua vez simula os 40 dias que Jesus passou no deserto.

Aqui no Brasil, como já era de se esperar esta veio através dos portugueses bem no início da colonização e com grande parte de sua população sendo cristã até os dias atuais a data é uma das mais comemoradas por aqui, e os comerciantes agradecem. Agora que conhecemos um resumão de como surgiu a Páscoa e como veio parar aqui no Brasil vem a grande pergunta.

 

Os japoneses comemoram a Páscoa?

Páscoa na Tokyo Disney Land. Foto: holidayimgs.

A resposta é não. A população cristã por lá comemora, mas estes correspondem à aproximadamente 3% de toda a população japonesa, o que não chega a interferir no resto da população. Além disso, a data não foi muito bem aceita pelas lojas de lá, sendo somente a Tokyo Disney Land e algumas lojas de conveniência que comemora de forma efetiva a data.

Os maiores motivos disso é a forma como os japoneses se presenteiam, eles levam em conta motivos mais corriqueiros para trocarem presentes, como visitas e agradecimentos, não sendo necessária uma data especial para isso ocorrer.

Outro motivo é que nessa época já há muitas datas que aquecem o mercado, como o Hanami, o costume de apreciar as flores de sakura. Ainda mais no mercado de chocolates, lembram-se do Valentine’s Day e do White Day? Então, mais uma data para se trocar chocolates não deu muito certo.

Podemos dizer que é algo como o Dia dos Homens por aqui, algumas pessoas sabem que existe e comemora, mas a maioria não sabe que existe, ou não dá certa importância para a data, sem falar que para o mercado não há grande diferença, visto que ela é comemorada em julho e em agosto temos o dia dos pais no qual pode-se presentear os homens também.

A título de curiosidade a palavra Páscoa no Japão vem da palavra inglesa “easter” ficando イースター (Iisutaa), mas também pode ser descrevido como 復活祭 (Fukkatsu-sai).

 

E na Coreia do Sul?

Diferente do país vizinho, a Coreia do Sul comemora a data que é conhecida por lá como 부활절 (Buhwaljeol). Isso ocorre pelo motivo de a população cristã por lá ser bem maior que a existente no Japão. Na Coreia do Sul, estima-se que cerca de 30% da população religiosa é cristã.

No entanto, esta não chega a ser um feriado como por aqui e por lá não há coelhos ou ovos de chocolate. Os ovos vendidos por lá são os de galinha mesmo, mas cozidos e com enfeites de páscoa bem colorido e estes são trocados pelos frequentadores das Igrejas Cristãs ou por religiosos. Mostrando ser uma data bem da comunidade cristã mesmo.

 

…Pousando

Bem, após fazer uma viagem por dois países asiáticos e conhecer um pouco mais de suas culturas, nossa matéria fica por aqui. Espero que tenham gostado e deixem aí nos comentários o que vocês acharam e se vocês já desconfiavam da resposta.

Feliz Páscoa e até a próxima matéria… O/