• grupo radiojhero no facebook
  • Otaku Store

Desvendando – Precisamos conversar sobre o Setembro Amarelo

Data: Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2016 - 23:52h Autor: Fany-chan comentários

Desvendando – Precisamos conversar sobre o Setembro Amarelo

 

Yoo viajantes, tudo bem? Espero que sim.

Mais um mês chegou ao fim, mas antes que setembro acabe preciso conversar com vocês sobre um assunto muito sério.  Sim, aqui também é espaço para assuntos sérios, assim como de zoeiras e descontração.

Bem, não sei se vocês sabem, mas desde 2014 o mês de setembro se tornou o mês de prevenção ao suicídio. E sabemos muito bem que dentro do mundo otaku, há muitos jovens que pensam em tirar sua vida, ou que então já passou por algo parecido. Por isso, achei válido trazer esse assunto tão delicado para cá.

Anualmente diversos jovens pensam no quanto seria mais fácil se todas as suas dores e preocupações acabassem de uma vez. Pensam se alguém sentirá falta deles caso algo aconteça, ou que estão muito cansados para continuar e acabam escolhendo a morte. Mesmo com tantas vidas sendo perdidas, o suicídio ainda é um assunto tabu e muitas vezes é ignorado pela sociedade.

Segundo a Organização Mundial de SaúdeOMS – em 2014 mais 804 mil pessoas cometeram suicídio. E alegou que tem se tornado um problema de saúde pública, ultrapassando doenças como a AIDS, e perdendo somente para acidentes de trânsito.

Entre os países com mais casos a Índia é o que mais tem vítimas, sendo 258 mil mortes por ano, em seguida vem a China com 120,7 mil e os Estados Unidos com 43 mil. O Japão e a Coréia do Sul aparece em quinto “lugar” com 29 mil óbitos e sexto “lugar” com 17 mil, respectivamente,  e o Brasil aparece em oitavo com 11.821 mortes registradas em 2012.

Uma das principais doenças que fazem pessoas quererem atentar contra sua vida é depressão, que vêm afetando milhares de pessoas, se tornando até o mal do século, e muitas vezes essa doença surge de situações difíceis como o bullying, alguma perda ou luto, transtornos mentais ou o uso de drogas.

E a melhor forma de dar apoio a alguém que está passando por depressão ou querendo cometer suicídio é fazendo-o falar sobre o que está passando e dividir com você as dores dele.

 

Salvando Kakeru

Desvendando – Precisamos conversar sobre o Setembro Amarelo

 

Algo interessante ocorreu neste setembro. Não sei foi intencional ou foi coincidência mesmo (meus instintos internos dizem que foi intencional), mas durante a Summer Season deste ano que ocorreu durante os meses de julho, agosto e setembro, foi lançado um anime considerado shoujo, com elementos de seinen.

O nome do anime? Orange. Um dos poucos que eu acompanhei nesta season, por motivos de não ter me interessado por outros e também a falta de tempo que fez ficar mais seletiva. Este foi uma de minhas apostas e confesso, atendeu minhas expectativas. A história é legal e os personagens são cativantes, além de tudo tocou no assunto considerado tabu no mundo todo: o suicídio.

Durante todo o anime Naho Takamiya e seus amigos tentam salvar Kakeru Naruse, um garoto bem quieto que acaba perdendo sua mãe nos primeiros episódios da história. Você deve estar se perguntando, salvar de quê? Bem, após a morte de sua mãe Kakeru começa a ter muitos arrependimentos e começa a ter pensamentos suicidas.

 

Desvendando – Precisamos conversar sobre o Setembro Amarelo

A partir desta parte haverá alguns spoilers, se você não assistiu ou leu a obra, sugiro que leia somente o que está na cor normal. Caso contrário pode selecionar toda a área para que você possa ler as partes em branco.

 

Inicialmente Naho e seus amigos acabam não percebendo os sentimentos de Kakeru e ele acaba se suicidando. O pior é que a morte dele ficou parecendo somente um acidente de trânsito fazendo com que Suwa, Naho, Hagi, Azura e Takako demorem descobrir o que realmente aconteceu.

Com tudo isso, dez anos após a morte de Kakeru, os amigos se reúnem e decidem escrever cartas para seus “eu” do passado para que eles possam corrigir alguns erros que eles cometeram e, assim, salvar Kakeru.

Durante todo o anime percebemos o quão difícil é se aproximar de uma pessoa depressiva e o quanto é importante estarmos atentos aos pequenos detalhes que podem mudar toda uma vida. Um exemplo é a personagem Naho, que pediu em diversos momentos para que a Naho do passado demonstrasse em pequenos gestos o quanto o Kakeru era importante para ela, como os obentos que ela passou a fazer para ele.

E creio que este é segredo para salvar uma pessoa. Consultas com psicólogos e especialistas são muito importantes, mas creio que para a pessoa ser salva mesmo, alguém tem que falar para ela o quanto ela é importante e demostrar sempre seus sentimos. E foi o que aconteceu com o pessoal de Orange.

Todos eles demonstraram em pequenos gestos o quanto eles gostavam de ficar junto de Kakeru, fazendo ao final ele desistir de cometer suicídio, por pensar no que seus amigos pensariam caso ele morresse.

 

Desvendando – Precisamos conversar sobre o Setembro Amarelo

Outro fator que o anime aponta em diversos momentos é o arrependimento. Todos os personagens tem algum arrependimento e isso acaba se tornando um fardo para eles, tanto que as cartas foram um resultado desses arrependimentos. E tudo isso nos mostra que não devemos ter muitos arrependimentos, até que em um momento Suwa (o melhor personagem, que jogou verdades na cara de todo mundo e ainda preferiu mudar seu destino para fazer a Naho feliz) diz ao Kakeru, “pare de sentir arrependimento, você não fez nada errado”, deixando bem claro a ideia da autora Ichigo Takano de que nem sempre temos culpa sobre algo que acontece em nossa vida, mostrando que não há certo ou errado.

Bem durante todo o anime temos diversos fatores que são trabalhados, como carpe diem e amizade, mas se eu me prolongar sobre estes essa matéria ficará enorme, então terminarei aqui e deixarei esta que é uma ótima dica para finalizar este setembro amarelo.

Lembrando que a campanha ocorre em setembro, mas assim como as demais, deve ser trabalhada durante todo o ano. Ah, a título de curiosidade, o personagem Kakeru Naruse faz aniversário 14/09, coincidência? Acho que não! E o dia da campanha mundial de prevenção ao suicídio é dia 10/09.

 

Desvendando – Precisamos conversar sobre o Setembro Amarelo

Bem, a viagem de hoje ficará por aqui. Espero que tenham gostado e deixem nos comentários suas análises do anime, histórias de vida sobre o assunto, ou até pedida de ajuda, estamos sempre lendo os comentários de vocês e, ás vezes, falar com alguém sobre seus problemas é de grande ajuda. Qual a outra obra que vocês conhecem que também fala do tema?

Ah, sobre Orange, como neste artigo eu descrevi ligando a história ao assunto, futuramente eu posso trazer outra matéria falando de minhas impressões sobre o mangá e o anime, já que eu amei a história.

Até a próxima matéria. O/

 

Para mais informações sobre o suicídio:

SUICÍDIO: é preciso falar sobre esse problema

6 sinais de comportamento suicida

Setembro Amarelo

 

Para pedir ajuda:

Telefone: 141 (Centro de Valorização da Vida)

Site: www.cvv.org.br

QUAL É O SEU GRUPO DE PROTAGONISTAS FAVORITO DE ANIME?
DRAGON BALL Z (Goku e Cia)
HUNTER X HUNTER (Gon e Cia)
YU YU HAKUSHO (Yusuke e Cia)
7 DEADLY SINS (Meliodas e Cia)
Ver resultado

527 votos até o momento.

Power Ranger (2017) - TeaserTrailer Video: Power Ranger (2017) - TeaserTrailer
TOP - PARCEIROS:

Seja Parceiro! Heróis no Papel NanatsuSpot Camiseta da J-Hero Otaku Store Dragon Ball Limit-F

+ Parceiros:

RPG Maker Z Dragon Ball Z Fanson Amefuri Blog Otaku World XD Clã Dragão Branco Otaku na Rede Ranma Tanma Nostalgia Jogos Online Tripulação Nerd Super Onze Downloads Oruske Downloads Dragon Ball Z Sem Limite Rede Tsuzuku Pingo no Baka HI Animes Online Esquadrão Lunático Dark Lorde Reiki Project Blog do Gusta TrendGames

Clique aqui para ver a lista completa