Eu voltei e agora é pra ficar… (ou não, vai saber :v)

Yoo viajantes, depois de ficar um semestre sem escrever para este templo de conhecimento asiático que eu sei que vocês adoram, eis que estou de volta, com energia recarregada e cheia de ideias para esta nova fase do Made in Ásia.

Como assim nova fase? É isso mesmo o que você leu, para conseguir retomar o MiA eu farei algumas modificações nas matérias daqui para frente. Inicialmente, as matérias serão divididas em séries, por exemplo, haverá a série “Por traz da história”, que é a que falo sobre as lendas e algumas datas orientais que estão em animes, e agora em outros produtos como filmes, mangás e até doramas.

Também a série “Desvendando” que antes não possuía nome e eram as matérias mais comuns por aqui. Nesta eu continuarei a postar curiosidades sobre determinado assunto relacionado à cultura asiática. Haverá outras séries que estão em desenvolvimento, mas que estarão em modo de teste, então, por favor, comente se gostam ou não dessas ideias, assim será mais fácil para eu levar a vocês o que vocês realmente querem ler. 😉

Bem, com os avisos em dia, vamos para o que interessa. Preparados? Então coloquem os cintos porque iremos ao Japão! (saudades de escrever isso)

 

Decolando…

Dia primeiro de agosto de 1999 é conhecido como o primeiro dia em que os primeiros digiescolhidos viajaram ao mundo digital. Isso muitos já sabem (ficaram até compartilhando por todo lado como se as pessoas não soubessem disso), mas o que muitos não têm conhecimento é de que esta data conhecida como Odaiba Memorial Day, ou então, como Digimon Memorial Day e é utilizada também para comemorar a existência da franquia. É como se fosse o segundo aniversário de Digimon.

Fãs de todos os lugares do mundo se reúnem em eventos para festejar e relembrar a primeira viagem de Taichi e seus amigos. No Japão a data é marcada pelo Digimon Adventure Fest um evento produzido pela própria Toei como forma de divulgar produtos relacionados à franquia e também relembrar os primeiros animes.

Neste ano e no ano passado a Toei utilizou o evento para divulgar novos produtos relacionados a Digimon Adventure Tri além de trailers da nova animação.

 

Ok, até aqui tranquilo, mas porque Odaiba?

Foto: @mo_om921.

 

Para quem acompanha o anime, ou até mesmo o Made in Ásia, a resposta está na ponta da língua. Odaiba é nada mais nada menos que o principal cenário de Digimon Adventure no mundo humano, onde a maioria dos personagens vivem com suas famílias.

Na matéria que fiz ano passado como comemoração do lançamento do primeiro OVA de Adventure Tri eu falei um pouco sobre os locais da vida real que aparecem no anime, e nesta eu expliquei que Odaiba é uma ilha artificial que fica à 6 km de Tóquio, pertencendo ao bairro Minato.

A ilha foi inicialmente planejada para fins industriais, mas em 1994 os planos foram mudados e tentaram transformá-la numa área futurística, até recebeu o nome “Tokyo Teleport Town”. Mas não havia muitos visitantes, então, em 1996 foi criada a World Exposition Tokyo com a finalidade de dar mais vida ao local. Após a criação dessa exposição a área se desenvolveu como local de turismo e lazer e passou a receber o nome de “Rainbow Town” (Cidade arco-íris), mas as pessoas continuavam a nomeá-lo como Odaiba.

Depois de alguns anos a Toei transferiu a sede de sua empresa para Odaiba e, a partir disso, passou a colocar a ilha como cenário de muitos filmes e animações. No entanto em poucas pode-se ver uma fidelidade ao local como em Digimon Adventure, onde detalhes de diversos pontos turísticos foram colocados de forma bem realista.

Se você não está acreditando nisso, confira o vídeo abaixo produzido por @mo_om921 e mostra diversos locais de Digimon Adventure Tri na vida real, se tiver a possibilidade de comparar assistindo ao anime, você verá a fidelidade:

Incrível, não? Com certeza este é um local que todos os fãs da franquia querem visitar um dia.

 

…Pousando

A nossa viagem de hoje está chegando ao fim… Ela foi bem rápida, mas vocês podem continuá-la nos comentários me contando como vocês conheceram essa data, ou então, acrescentando informações que não coloquei aqui.

Espero que tenham gostado e se quiserem se aprofundar mais sobre o assunto clique nos links abaixo onde falam um pouco sobre Odaiba e sobre o anime Digimon.

Querem que fale de algum outro assunto na próxima matéria? Deixe aí nos comentários.

Até a próxima matéria. O/

 

Links:

Tokyo Travel: Odaiba.

Digimon Wikia.

Odaiba Memorial.