• grupo radiojhero no facebook
  • Anúncio Neko Seville

O Carnaval é comemorado no Japão?

Data: Sexta-Feira, 19 de Fevereiro de 2016 - 15:47h Autor: Fany-chan comentários

O carnaval é comemorado no Japão?

 

"Ó abre alas que eu quero passar…"

Na última semana o Brasil comemorou seu ano novo e finalmente começamos a trabalhar (ironia ativada), então aproveitando essa ressaca de Carnaval nada melhor do que fazer uma viagem não acham?

Com alguns blocos fora de época ainda festejando, que tal descobrir e conhecer o Carnaval japonês? Isso mesmo que você leu, lá do outro lado do mundo também é comemorado o Carnaval. Ficaram curiosos? Então coloquem os cintos, pois hoje iremos ao Japão.

 

Decolando…

O carnaval é comemorado no Japão?

Uma semana depois de toda a bagunça feita pelo Carnaval, com desfiles de Escolas de Samba e gente bêbada parecendo um bando de zumbis, venho aqui para reviver a data e mostrar para vocês que no Japão também há festa carnavalesca.

Você deve estar pensando: “Como assim existe carnaval no Japão? Povo tão culto e respeitoso, isso deve ser mentira e você deve estar louca”. Bem, louca não sei, acho que todos nós somos loucos, mas mentindo, com toda certeza, não.

Os japoneses possuem uma cultura de respeito ao próximo e parece sim serem bem cultos, mas preservam a amizade (vejam nos animes), então com certeza eles participariam da festa de um amigo como o Brasil. Sem falar que eles são fãs do nosso país e se você parar para pensar só um pouquinho vai ver que a festa “Carnaval” não é tão banal assim, o que a torna banal é o pessoal que vai participar com esse intuito.

 

Mas já parou para pensar quando e onde surgiu o carnaval?

O carnaval é comemorado no Japão?

A festa mais popular aqui no Brasil, na realidade, nem daqui é. Muitos historiadores afirmam que esta surgiu em Roma, Grécia e até Mesopotâmia. Alguns dizem que a festa tem ligação com a igreja Católica e que palavra Carnaval seria derivada de “carnis levale” que significar “retirar da carne”, o que remota a quaresma onde há jejuns e controle de prazeres mundanos.

Mas a história mais aceita é a de que a festa na verdade era pagã onde celebrava-se as grandes colheitas e louvava-se a deuses, como Saturno, deus romano da agricultura. Há lendas que contam que durante a celebração não haviam aulas, os escravos eram soltos, as pessoas dançavam nas ruas e alguns homens e mulheres andavam nus em “carrum navalis”, uma espécie de “tataravô” dos carros alegóricos. Para alguns pesquisadores essa é a origem da palavra que agora identifica a festa realizada antes da quarta-feira de cinzas.

O carnaval é comemorado no Japão?

 

E aqui no Brasil?

O país do futebol e do samba conheceu a festa através de nossos colonizadores, lógico que depois foi influenciada por outras culturas, mas esta teve grande influência do “entrudo”, onde eram comuns brincadeiras com água.

No início o carnaval brasileiro não possuía música e nem dança, era somente a brincadeira do entrudo. Foi só no final do século XIX que as marchinhas surgiram e deram o tom da festa. A primeira marchinha registrada na história foi exatamente a que abre esta matéria. “Ó Abre Alas” foi escrito em 1999 pela Chiquinha Gonzaga e fez parte do bloco da Rosa de Ouro, do Andaraí, Rio de Janeiro, naquele ano.

 

Como o Carnaval chegou ao Japão?

O carnaval é comemorado no Japão?

Agora que você conheceu um pouco sobre a história do Carnaval e viu como ele chegou aqui, vamos para o outro lado do mundo conhecer um pouco da história do Carnaval de lá. Sim, não estou zoando vocês realmente existe um Carnaval, e detalhe, a festa é comemorada em vários outros lugares do mundo, mas o Japão possui o segundo maior Carnaval do mundo, perdendo somente para nós.

Mas afinal, quando o Carnaval chegou ao Japão? Tudo começou em 1981 e a festa é uma comemoração para fortalecer e celebrar o elo entre as comunidades brasileiras e japonesas por conta da imigração japonesa ao Brasil.

Como contei na matéria do MiA sobre a imigração, em 1908 foi iniciada a imigração onde muitos chegaram com a esperança de uma condição melhor e poder retornar para sua terra natal com o dinheiro suficiente para melhorar seu padrão de vida.

Porém, com o passar do tempo eles viram que a história não é bem assim e começaram a fugir das fazendas que os “contrataram”. Com essa migração os japoneses começaram a ocupar lugares no país e mais tarde começou ocorrer também o dekassegui, processo onde os japoneses e descendentes de japoneses passaram a viajar para o Japão em busca de melhora de vida. E com essa inversão e por conta da grande ajuda que o Brasil deu à terra do sol nascente, foi criada a festa para celebrar os laços que unem as duas culturas, mesmo sendo tão diferentes.

O carnaval é comemorado no Japão?

O Carnaval japonês, diferente do nosso, não é em fevereiro, mas sim em agosto, mais especificamente no último domingo do mês. O bairro escolhido para acolher a festa foi o Asakusa, um dos mais tradicionais e fica bem no coração de Tóquio, o que torna mais fácil as viagens à cidades próximas para turismo.

Neste, vinte Escolas de Samba, mais cinco mil sambistas e passistas de todos lugares do mundo (vão até brasileiros para dar aquela forcinha) e mais de 500 mil pessoas de vários lugares do Japão vão até o Asakusa Samba Carnival para se divertirem e assistirem ao maior movimento carnavalesco fora do Brasil.

Apesar de não serem os mestres dos sambas os japoneses arriscam passos e cantos, e alguns se até bem. Mas se você pensou que o Carnaval japonês é só samba e desfile está enganado, no evento ainda há diversas barracas com iguarias japonesas e brasileiras para se deliciar, entre as bebidas são servidos saquês e, fiquem pasmos, caipirinha (!) referências dos dois países, mostrando que a intenção é realmente unir as nações. Legal não?

 

 

Bem, nossa viagem de hoje está chegando ao fim (essa foi bem rápida né? :p), mas antes de desembarcarem deixem aí nos comentários o que acharam desta matéria e, claro, não deixem de dar suas opiniões sobre o tema, se conheceram algo a mais que complemente a matéria, fiquem a vontade em comentar.

Para a construção desta matéria foram utilizadas informações da revista Mundo Estranho e dos sites Brasil Escola, Muito Japão, Japonês Dake e Japão em Foco.

 

Espero que tenham gostado e até a próxima matéria. O/

Qual o melhor filme de animê de lançado em 2017
SAO: Ordinal Scale
No Game No Life Zero
Pokémon 20: I Choose You!
Digimon Tri - OVA 05
Ver resultado

72 votos até o momento.

LiSA - Catch the Moment Video: LiSA - Catch the Moment
TOP - PARCEIROS:

Seja Parceiro! Heróis no Papel Camiseta da J-Hero Otaku Store Dragon Ball Limit-F

+ Parceiros:

Reiki Project Aenianos Fansubber Geek Project Amefuri Blog HI Animes Online MangáMania SuperScan Dragon Ball Z Sem Limite Nostalgia Jogos Online Tokyo Ghoul Project Fansub Anime Land Dublagem Brasileira Otaku na Rede Rede Tsuzuku Otaku World XD Diário de uma Otome Pingo no Baka Central Animania Animes Infinity - 愛  BANZAI ANIMES

Clique aqui para ver a lista completa