"Ó abre alas que eu quero passar…"

Na última semana o Brasil comemorou seu ano novo e finalmente começamos a trabalhar (ironia ativada), então aproveitando essa ressaca de Carnaval nada melhor do que fazer uma viagem não acham?

Com alguns blocos fora de época ainda festejando, que tal descobrir e conhecer o Carnaval japonês? Isso mesmo que você leu, lá do outro lado do mundo também é comemorado o Carnaval. Ficaram curiosos? Então coloquem os cintos, pois hoje iremos ao Japão.

 

Decolando…

Uma semana depois de toda a bagunça feita pelo Carnaval, com desfiles de Escolas de Samba e gente bêbada parecendo um bando de zumbis, venho aqui para reviver a data e mostrar para vocês que no Japão também há festa carnavalesca.

Você deve estar pensando: “Como assim existe carnaval no Japão? Povo tão culto e respeitoso, isso deve ser mentira e você deve estar louca”. Bem, louca não sei, acho que todos nós somos loucos, mas mentindo, com toda certeza, não.

Os japoneses possuem uma cultura de respeito ao próximo e parece sim serem bem cultos, mas preservam a amizade (vejam nos animes), então com certeza eles participariam da festa de um amigo como o Brasil. Sem falar que eles são fãs do nosso país e se você parar para pensar só um pouquinho vai ver que a festa “Carnaval” não é tão banal assim, o que a torna banal é o pessoal que vai participar com esse intuito.

 

Mas já parou para pensar quando e onde surgiu o carnaval?

A festa mais popular aqui no Brasil, na realidade, nem daqui é. Muitos historiadores afirmam que esta surgiu em Roma, Grécia e até Mesopotâmia. Alguns dizem que a festa tem ligação com a igreja Católica e que palavra Carnaval seria derivada de “carnis levale” que significar “retirar da carne”, o que remota a quaresma onde há jejuns e controle de prazeres mundanos.

Mas a história mais aceita é a de que a festa na verdade era pagã onde celebrava-se as grandes colheitas e louvava-se a deuses, como Saturno, deus romano da agricultura. Há lendas que contam que durante a celebração não haviam aulas, os escravos eram soltos, as pessoas dançavam nas ruas e alguns homens e mulheres andavam nus em “carrum navalis”, uma espécie de “tataravô” dos carros alegóricos. Para alguns pesquisadores essa é a origem da palavra que agora identifica a festa realizada antes da quarta-feira de cinzas.

 

E aqui no Brasil?

O país do futebol e do samba conheceu a festa através de nossos colonizadores, lógico que depois foi influenciada por outras culturas, mas esta teve grande influência do “entrudo”, onde eram comuns brincadeiras com água.

No início o carnaval brasileiro não possuía música e nem dança, era somente a brincadeira do entrudo. Foi só no final do século XIX que as marchinhas surgiram e deram o tom da festa. A primeira marchinha registrada na história foi exatamente a que abre esta matéria. “Ó Abre Alas” foi escrito em 1999 pela Chiquinha Gonzaga e fez parte do bloco da Rosa de Ouro, do Andaraí, Rio de Janeiro, naquele ano.

 

Como o Carnaval chegou ao Japão?

Agora que você conheceu um pouco sobre a história do Carnaval e viu como ele chegou aqui, vamos para o outro lado do mundo conhecer um pouco da história do Carnaval de lá. Sim, não estou zoando vocês realmente existe um Carnaval, e detalhe, a festa é comemorada em vários outros lugares do mundo, mas o Japão possui o segundo maior Carnaval do mundo, perdendo somente para nós.

Mas afinal, quando o Carnaval chegou ao Japão? Tudo começou em 1981 e a festa é uma comemoração para fortalecer e celebrar o elo entre as comunidades brasileiras e japonesas por conta da imigração japonesa ao Brasil.

Como contei na matéria do MiA sobre a imigração, em 1908 foi iniciada a imigração onde muitos chegaram com a esperança de uma condição melhor e poder retornar para sua terra natal com o dinheiro suficiente para melhorar seu padrão de vida.

Porém, com o passar do tempo eles viram que a história não é bem assim e começaram a fugir das fazendas que os “contrataram”. Com essa migração os japoneses começaram a ocupar lugares no país e mais tarde começou ocorrer também o dekassegui, processo onde os japoneses e descendentes de japoneses passaram a viajar para o Japão em busca de melhora de vida. E com essa inversão e por conta da grande ajuda que o Brasil deu à terra do sol nascente, foi criada a festa para celebrar os laços que unem as duas culturas, mesmo sendo tão diferentes.

O Carnaval japonês, diferente do nosso, não é em fevereiro, mas sim em agosto, mais especificamente no último domingo do mês. O bairro escolhido para acolher a festa foi o Asakusa, um dos mais tradicionais e fica bem no coração de Tóquio, o que torna mais fácil as viagens à cidades próximas para turismo.

Neste, vinte Escolas de Samba, mais cinco mil sambistas e passistas de todos lugares do mundo (vão até brasileiros para dar aquela forcinha) e mais de 500 mil pessoas de vários lugares do Japão vão até o Asakusa Samba Carnival para se divertirem e assistirem ao maior movimento carnavalesco fora do Brasil.

Apesar de não serem os mestres dos sambas os japoneses arriscam passos e cantos, e alguns se até bem. Mas se você pensou que o Carnaval japonês é só samba e desfile está enganado, no evento ainda há diversas barracas com iguarias japonesas e brasileiras para se deliciar, entre as bebidas são servidos saquês e, fiquem pasmos, caipirinha (!) referências dos dois países, mostrando que a intenção é realmente unir as nações. Legal não?

 

 

Bem, nossa viagem de hoje está chegando ao fim (essa foi bem rápida né? :p), mas antes de desembarcarem deixem aí nos comentários o que acharam desta matéria e, claro, não deixem de dar suas opiniões sobre o tema, se conheceram algo a mais que complemente a matéria, fiquem a vontade em comentar.

Para a construção desta matéria foram utilizadas informações da revista Mundo Estranho e dos sites Brasil Escola, Muito Japão, Japonês Dake e Japão em Foco.

 

Espero que tenham gostado e até a próxima matéria. O/