Sexta-feira, 22 de janeiro de 2016, há quase um ano estreava essa coluna linda aqui na J-Hero!

Isso aí, mas você deve estar pensando: "Com um ano e já está fazendo matéria especial? Está com preguiça novamente?"

Bem, sim, com um ano já estou fazendo matéria especial e não, não estou com preguiça (rs). Eu decidi fazer essa matéria porque um ano pode parecer pouca coisa no nosso dia-a-dia, mas aqui na internet é muita coisa!

Muitos blogs e também colunas não conseguem nem completar esse primeiro ano, eu mesma nunca consegui postar em nenhum outro lugar por mais do que um semestre. :p Então esta marca é importante para mim e queria dividir com vocês. O/

Agora chega de lenga-lenga e vamos viajar, pois hoje daremos uma de Dr. Emmett Brown e Martin McFly entraremos num DeLoream classe A (tô imaginando como seria um DeLoream classe A kkkk) e iremos ao passado. Então coloquem os cintos, evitem lanches (sabe-se lá o que pode acontecer com eles) e vamos para 2015!

 

Acelerando…

Dia 23 de janeiro de 2015 começava o Made in Ásia, uma coluna que procura mostrar as várias facetas da cultura oriental e também matar curiosidade sobre algumas datas, além de conhecer superstições e crenças do pessoal lá do outro lado do mundo.

Ok, na verdade a coluna já existia antes dessa data, algumas semanas antes eu já tinha acesso a ela, mas sou péssima com datas, então vou considerar a data da primeira matéria da coluna. Confesso que a primeira matéria foi feita nessa data porque eu não tinha ideia do que escrever e se eu não escrevesse nada seria punida pela Musa (nossa linda adm naquela época kkkkk). :’(

Portanto, a primeira matéria foi nada mais, nada menos, do que uma breve matéria falando sobre uma webcomic que faz muito sucesso na internet entre os amantes de animes e também de terror. Já ouviram falar de “O fantasma de Bongcheon Dong”? É esse mesmo (a coisinha linda acima :v).

Sabe o que foi mais legal em escrever sobre essa webcomic? Foi receber o carinho de quem leu e comentou. Até aquele momento, nada que eu tinha escrito para o site tinha recebido tanto comentário e curtida, até me espantei ao ver a quantidade, que nem é tanto assim. :p

Agora um ano depois estou aqui escrevendo sobre esta e as matérias que considerei as melhores que postei até hoje… O tempo passa muito rápido. O.o Acho que falei demais, então para vocês não ficarem perdidos explicarei.

Eu escolhi cinco matérias que foram importantes para mim e para o MiA de alguma forma e foi muito difícil escolher as melhores então elas não estão em ordem de melhor para pior, e também, isso seria muita maldade de minha parte, porque todas foram especiais para mim.

Confiram as melhores para mim e depois se quiserem escrevem nos comentários as que vocês mais gostaram nesta coluna. :3

 

Sakura – Por que os japoneses cultuam tanto esta árvore?

Matéria sobre o Bongcheon Dong no ar, curtidas e comentários chegando aos montes, mas e agora sobre o que eu escrevo? Este é, e sempre foi um momento difícil… Sempre que eu tenho uma ideia de matéria para o Made in Ásia eu anoto em um caderninho, mas sempre é muito difícil escolher um dos temas…

E sobre as sakuras não foi diferente. Eu tive a ideia de escrever sobre, após ler uma reportagem contando quando ia ser a florada delas em 2015 e como sou curiosa fui pesquisar mais sobre a árvore e assim surgiu a matéria.

Como essa foi, digamos assim, a primeira matéria em si, eu pesquisei em um monte de lugar sobre o tema e aprendi muito. Sim, eu fiquei tão espantada quanto vocês ao descobrir que as cerejeiras não são japonesas… (rs)

E uma coisa continuou a me espantar, o pessoal ainda comentou muito e também curtiu, o que me deixou bem mais motivada a continuar com a coluna, valeu minna! :3

 

Como o dia dos namorados é comemorado no Japão?

Esta matéria eu já estava planejando semanas antes e queria postá-la exatamente no dia 12 de junho que caiu bem numa sexta-feira, mas justo nesse dia surgiu um imprevisto (agora eu não me lembro bem o que foi, rs) e acabei postando uma semana depois.

Porém, mesmo postando atrasada, a matéria foi muito bem recebida e continuou com muitas curtidas e comentários, o que passou ser algo típico da coluna, tirando uma matéria ou outra…

E foi muito legal escrever sobre, lembro que o principal motivo que tive para escrevê-la foi o anime Kimi ni Todoke (rs). Nessa época eu estava o assistindo e ele conta muito bem sobre a data, então deixou esta matéria bem mais especial, já que o anime é muito bom.

 

Uma viagem japonesa para o outro lado do mundo

Outra matéria que foi próxima da data em que ocorre o assunto principal… Isso já é praticamente uma marca do MiA e sempre que tiver uma data especial para o Japão ou os países orientais, podem esperar que terá uma matéria sobre. :p

Esta foi uma das matérias que mais me deram trabalho. Um: porque é algo histórico e não há em quase nenhum lugar em português, o que dificultou um pouco a apuração dos fatos. E dois: porque é uma história longa, então tive que fazer um super-resumo para não ficar nem longo e nem chato.

Uma das matérias que mais deu trabalho e uma das que teve menos comentários e curtidas. Na verdade todas as que deram mais trabalho foram pouco reconhecidas… :’( Mas essa foi importante, porque além de aprender muito mais sobre a história do Japão e dos japoneses que vieram para o nosso país, eu conheci um nikkei (descendente de japonês) nos comentários mesmo. :3 Sim, nunca tinha conversado com um antes, então foi muito legal.

 

2 de setembro: O dia em que o Japão se rendeu

Lembra que eu falei agorinha a pouco sobre as matérias que mais dão trabalho serem as menos reconhecidas? Então esta também deu um trabalhão e advinha? Quase nenhum comentário e curtida… Mas como não vivemos só disso, esta matéria foi muito importante para mim, porque tenho certeza de que todos que a leram, aprenderam muito e conheceram ainda mais sobre a cultura japonesa.

Como sei disso? Bom, ela foi parar até num programa aqui da J-Hero, de um tal Nakano, conhecem? (rs) Sim, foi no Divolts News, onde ele comenta sobre algumas matérias das colunas e também notícias do site.

Outro motivo é que esta foi a primeira matéria a tocar sobre o tema aqui no site, pelo o que pesquisei… Claro, tirando a matéria flopada do próprio Made in Ásia sobre os origamis, onde conto sobre o surgimento da lenda dos mil tsurus (só quem ler vai saber a ligação dos temas :p).

 

Por trás da história de Yamada-kun to Nana-nin no Majo

Esta foi uma das matérias que mais me deu prazer de escrever. Que anime bom! E sabe o que é melhor? Foi indicado por um dos leitores e como promessa eu o assisti e escrevi sobre suas ligações com a cultura oriental.

Bom, apesar de não ter quase nada a ver com a cultura do outro lado mundo eu consegui encontrar um pouco sobre as bruxas japonesas e encaixou perfeitamente na história do anime.

Se você ainda não leu esta matéria, leia e conheça mais sobre o anime e também sobre a história das bruxas ocidentais e japonesas e assista o anime! Como eu disse na própria matéria este é o anime que “possui mais beijos na história, talvez ele só perca pelo fato de ter só 12 episódios, mas a cada episódio vemos no mínimo uns dez beijos (não, não estou exagerando). E é beijo de todos os tipos, yuri, yaoi, forçado, apaixonado e por aí vai”. Ou seja, agrada a todos. :p

 

Agora, como eu ficaria muito triste se não conseguisse colocar essa matéria nesta lista. Resolvi colocá-la como um especial extra.

Akai Ito, o fio invisível que conecta os que estão destinados a ficarem juntos

Por que esta foi tão importante assim?

Bom, foi a que conseguiu mais curtidas e uma das mais legais de escrever. :3 Eu fui conhecer a lenda do Akai Ito no anime de InuYasha, como digo na matéria, neste anime a lenda não é tão abordada, mas está presente, assim como em vários outros animes, doramas e até music vídeos, como o da Megurine Luka abaixo, afinal vale a pena ver de novo… :v

 

…De volta para o futuro

Bom, depois dessa viagem louca ao passado chegou a hora de nos despedirmos. Mas antes gostaria de agradecer a todos que acompanharam a coluna durante este ano e também todos que deram uma forcinha para a coluna continuar sempre ativa. E gostaria de agradecer ao Kenny, que deu a ideia deste nome para a coluna e me ajudou a definir o tema dela também. Valeu! O/

Antes de desembarcarem coloquem aí nos comentários o que acharam desta matéria e como disse lá no início, quais as sua matérias do MiA favoritas?

Espero que tenham gostado e até a próxima viagem! O/