Mais um ano se inicia com novas aventuras para desbravar e novos lugares para conhecer. Ano passado, na minha matéria sobre o ano novo chinês, nesta coluna linda, eu falei que adoro essa época, pois mostra o recomeço. A chance de fazer coisas diferentes e ainda planejar e refletir sobre tudo o que aconteceu no ano que se foi.

E para começar um novo ano com muita meditação e paz espiritual que tal conhecer, e porque não, fazer uma cerimônia do chá? Preparados? Então peguem um lanche e coloquem os cintos, pois hoje iremos para a China!

 

Decolando…

Esta já deve ser a terceira matéria que produzo para o MiA, onde o assunto é muito difundido no Japão, mas sua origem é chinesa. Isso é interessante, pois mostra o quanto cada cultura está interligada e como estas se espalharam lá no Oriente. E mesmo com as adversidades existentes, estas são tão próximas que até compartilham alguns costumes.

A segunda bebida mais consumida no mundo (perdendo somente para a água) surgiu há mais de 200 anos antes de Cristo, mas sua origem ao certo ninguém sabe. Há muitas lendas em torno do surgimento do chá.

Uma das lendas conta que o imperador Shen Nung estava fazendo uma viagem e durante uma pausa pediu para seus criados ferverem água para ele beber. Algumas folhas de um arbusto que estava próximo acabaram caindo dentro do pote com a água e ao beber o imperador gostou da combinação e passou a fazê-la.

Após isso a bebida se tornou muito popular no país, principalmente entre a realeza. Há indícios da produção de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a. C. – 220 d. C.), mas foi só durante a dinastia Tang (618-906 d. C.) que a bebida se tornou a oficial da China. Esta foi tão popular que no século VIII foi criado um livro totalmente dedicado ao chá, intitulado “Ch’a Ching” ele foi escrito por Lu Yu.

 

O chá no Japão

O chá se tornou tão popular que no século IX alguns monges budistas japoneses viajaram até a China para conhecer a bebida e estudar suas propriedades religiosas e meditativas. Quando observaram a importância religiosa do chá, os monges decidiram levar a prática para o Japão.

No entanto, ao contrário do país de origem, o chá japonês ficou restrito somente às cortes reais e foi até considerado uma forma de arte. Para dominar essa arte, que é praticada também pelas gueixas, devia-se estudar durante anos e anos para conseguir produzir os movimentos de forma graciosa e mais perfeita o possível.

Tudo isso se deve pelo fato de que após o chá se tornar algo praticado também pelos samurais este passou a ter regras bem rígidas em relação do seu modo de preparo e de servir os convidados. A “chanoyu”, como a cerimônia do chá é intitulada lá no país do sol nascente, desenvolveu-se sob os conceitos do Zen-budismo e entre seus objetivos estava purificar as almas se interligando com a natureza.

A cerimônia surgiu com um jogo, o “tocha”, onde os participantes se reuniam para experimentar chás vindos de várias províncias, descobrir qual era o chá da melhor região produtora e quem acertava ganhava prêmios. Com o passar do tempo, o jogo foi se tornando uma reunião tranquila para a apreciação do local onde são realizadas, das decorações e do chá.

 

A cerimônia do chá

Esta é uma arte que depende muito da concentração e precisão dos gestos e das posturas para deixa-los graciosos. Esta não é somente o ato de tomar chá, como ocorre no Chá das Cinco na Inglaterra, onde eles simplesmente experimentam a bebida e aprecia seu gosto.

No Japão, e também na China, a cerimônia tenta elevar a apreciação da beleza, da paz espiritual e da meditação em movimento. No país do sol nascente a prática ainda ganha quatro princípios básicos: a harmonia (sempre ter humildade ao servir seus convidados), o respeito (a sinceridade do coração), a pureza (encontrada no ato de limpar os objetos utilizados) e a tranquilidade (o conceito estético da reunião, com a prática dos movimentos).

 

Como é feita?

Uma curiosidade é que mesmo os japoneses terem “pegado” essa prática da China, a forma como a cerimônia deles é celebrada é bem diferente da que é praticada no país de origem.

Antes de falar um pouco sobre como é feita a “chanoyu”, vejam a reportagem abaixo exibida no JPTV sobre a cerimônia.

No preparo você precisará de: matcha (chá verde), chá-shitsu (sala de chá), mizu-ya (sala de preparo), yoritsuki (sala de espera), roje (caminho ajardinado), chá-wan (tigela de chá), chá-ire (recipiente do chá), chá-sen (vassourinha de chá feita de bambu) e de chá-shaku (concha de chá feita de bambu).

Para celebrar uma típica cerimônia do chá, você deve estar devidamente vestido. As roupas devem ser discretas, mas em ocasiões formais os homens utilizam quimono de seda de cor firme e as mulheres um típico quimono blasonado e ambos usam “tabi” (meias brancas tradicionais japonesas).

A chanoyu consiste de quatro sessões: primeiro é servido uma refeição ligeira, denominada “kaiseki”, e depois são servidos doces para terminar a sessão. A segunda é um momento de pausa, onde os convidados vão ao jardim para contemplá-lo, esta etapa é denominada “nakadachi”.

Terceira sessão, “goza-ire” é a principal sessão onde o “matcha” (chá verde) é servido, o anfitrião coloca o chá na tigela e mistura com a água até este forma espuma e depois a coloca em seu local apropriado. O convidado principal faz uma reverência para os demais, pega a tigela e a coloca na palma da mão esquerda e a sustenta com os dedos da mão direita, bebe um gole do chá, elogia, bebe mais dois goles, limpa onde bebeu na tigela e passa para os demais convidados. Depois de o último terminar, este devolve a tigela ao convidado principal, que por sua vez, devolve ao anfitrião.

E por fim, é servido o “usucha”, um chá de textura mais fina, e ao terminar, o anfitrião retira os utensílios da sala e faz uma reverência aos convidados, encerrando assim a cerimonia.

Agora que vocês já sabem como fazer uma cerimônia japonesa, confiram como é realizada a cerimônia do chá lá na China (só ignorem a publicidade feita ao final do vídeo :p).

 

…Pousando

Bom, mais uma viagem está chegando ao fim, antes de desembarcarem deixem aí nos comentários o que acharam dessa matéria, e deixem também os animes onde já viram a cerimônia do chá.

Obrigada a todos que acompanharam o Made in Ásia em 2015 e que 2016 traga tudo o que o ano anterior não trouxe e duplique todas as boas coisas que ocorreram! E espero vocês por muitas outras viagens como a de hoje. Espero que tenham gostado e até a próxima matéria! O/