Yooo minna! Como estão as férias de vocês? As minhas já estão na reta final… 🙁 Mas para dar uma animada nesse finzinho de mês resolvi trazer algo bem light e divertido para vocês. Na verdade essa matéria era para ser da série das lendas e costumes japoneses que estão em alguns animes, mas o anime que estou fazendo a matéria é enooorme e infelizmente não consegui a terminar a tempo para postá-la…

Então resolvi produzir essa matéria sobre o Mameshiba, quem já conhece deve estar se perguntando: “Mas Mameshiba não pode ser considerado um anime também?”. Calma jovem, vou explicar mais a frente, pode ser considerado um anime, mas tem um fator que pode alterar um pouco esse conceito.

Estão preparados? Então peguem um lanche (cuidado para não ter grãos nesse, rs) e coloquem os cintos, pois hoje a viagem será para o Japão!

Decolando…

Posso dizer que há determinadas coisas que a gente só encontra se ficarmos horas e horas procrastinando no YouTube vendo vídeos sem sentido. E com Mameshiba não foi diferente, pelo menos comigo, eu encontrei essa mini-série numa dessas tardes que eu não tinha nada o que fazer e para passar o tempo fiquei vendo vídeos kawaii-desu como os do Nyan Cat. :3

A primeira vista, você estranha esses bichinhos grão com cara e orelhinha de cãozinho, mas os dubladores deles tem uma voz tão fofinha e, do nada, eles falam uma curiosidade bem estranha que você acaba se divertindo no final do vídeo.

Espera aí Fany, não estou entendendo nada, você não pode voltar desde o início e me falar o que realmente é isso?

Claro e lá vamos nós…

Mameshiba vem do japonês, onde “mame” significa grão e “shiba” é uma raça de cachorro japonês. “Mame” também pode se referir a algo pequeno, o que tem a ver com os vídeos dessa animação, seus vídeos duram no máximo trinta segundos e geralmente passam durante o horário de propaganda nas tvs japonesas.

Já viu “De onde vem?” que por muito tempo passou na TV Cultura? Se não me engano ainda deve passar, mas há muito tempo não assisto televisão, então não posso afirmar com exatidão (se alguém que estiver lendo souber me dizer se ainda passa, pode comentar). Bom, voltando ao assunto, é como “De onde vem?”, só que é bem mais curto, é uma curiosidade de uma frase e os personagens são bem fofinhos (bem o estilo dos japas).

Cada “episódio” possui personagens diferentes, grãos diferentes e um enredo diferente. Mas uma sinopse bem clara de cada episódio é: Uma pessoa vai comer algo, mas acaba encontrando um grão diferente em sua comida. Esse por sua vez se “destaca” do resto da comida para chamar atenção do personagem que está pronto para comer e quando ele menos espera, o grãozinho fala alguma curiosidade que o deixa ou constrangido, ou com nojo, ou feliz (bem raro), ou envergonhado e fim.

Atualmente há somente vinte episódios, apesar de que outras franquias também utilizam esses “feijõezinhos” em campanhas publicitárias, ou somente para divertir os fãs, como o Gintama fez com esse vídeo:

Em cada episódio de Mameshiba é apresentado um grão diferente, ou melhor, é apresentado um tipo de grão diferente, já que há grupos, como os “Coffee Beans” que possuem cinco integrantes (falando assim até parece que é uma banda rs): o Mocha, o Colombia, o Brazil, o Kilimanjaro e o Blue Mountain. Isso mesmo que você leu, tem um brasileiro no meio, eles nos amam… (rs)

Mas, afinal, Mameshiba é anime ou não?

Como já disse é sim uma animação, mas seu verdadeiro objetivo é fazer as pessoas gostarem dos personagens e assim, comprarem os produtos com esses bichinhos, então podemos dizer que é um anime-publicidade (acabei de criar essa categoria), tipo os desenhos do Hot Wheels, Max Steel e Barbie (sim, só me lembrei dos americanizados, não me matem! rs).

Quando você ver alguns capítulos abaixo, verá o que estou falando. O anime é totalmente sem sentido não possui uma sequência cronológica e não tem um enredo concreto, ou seja, foi criado exclusivamente para vender. O que não deixa de ser kawaii

Entre as pequenas curiosidades temos desde as mais estranhas como “Você sabia que os hipopótamos têm o suor cor de rosa?” até as que podem ser consideradas nojentas como “Você sabia que quando você beija mais de 200 milhões de bactérias são trocadas pelas bocas a cada segundo?”.

Como eles fazem muito sucesso lá no Japão, há diversos produtos que você pode encontrar nos sites de compra ou até mesmo no site oficial, que também tem todos os episódios em japonês e em inglês. No site em japonês você pode até ver algumas publicidades com os grãozinhos.

Agora vejam alguns capítulos do Mameshiba, esses estão com o áudio em japonês e legenda em português. Uma vez eu encontrei todos os capítulos com legenda em português, mas quando fui procurar para essa matéria ele já tinha sumido nessa vastidão que é a internet…

Episódio 1 – Mameshiba Ervilha

Episódio 3 –  Mameshiba Natto

…Pousando

A nossa viagem está acabando, mas antes coloquem aí nos comentários, vocês comprariam alguns produtos do Mameshiba, quais? O que vocês acharam da matéria, o que vocês sabem a mais sobre eles? ^^

Espero que tenham gostado e vejo vocês na próxima matéria do Made in Ásia! Até lá… O/