• grupo radiojhero no facebook
  • Anúncio Neko Seville

A verdadeira história e os costumes dos Samurais

Data: Terça-Feira, 27 de Junho de 2017 - 19:49h Autor: Kurama-Gil comentários

samurai mitos e verdades

Hoje nosso tema é sobre um dos personagens mais falados da cultura japonesa, aparecem em animes como “Rurouni Kenshin”, mangás e muitos filmes como “O Último Samurai” ou “47 Rounins”, uma figura que transborda honra e dignidade em seus atos: os Samurais. Eles eram da nobreza militar e seu único propósito era defender seu daymio (Senhores Feudais do Japão). O trabalho de um samurai começou a ser reconhecido no século XII e XIV e até hoje muitos o chamam de mártires.

 

O que é Samurai?

Samurai vem do japonês arcaico que significa “aquele que serve” expressando muito bem o significado do seu trabalho perante a sociedade. Todo samurai seguia o Bushido (caminho do guerreiro) que era um código de conduta e ética, que dizia que todos deveriam, ser muito corajosos, resistentes e disciplinados. O Bushido trazia como principal ensinamento que a Katana (espada japonesa) não era uma mera arma que servia para matar os inimigos e sim a alma e extensão do corpo de um samurai, tanto que os samurai quando começavam a ser treinado ainda crianças já ganhavam sua primeira Katana, porém esta não tinha corte e era apenas um símbolo, essa katana chamava Mamori-gatana. Quando o pequeno guerreiro atingia a idade de 13 anos recebia sua primeira espada de verdade e sua armadura em uma cerimônia chamada Genbuku. Ganhava um novo nome este mais adulto e além da katana de tamanho normal recebia um wakizashi (pequena espada) que juntos ganhavam o nome de daisho (grande e pequeno) e nunca um samurai se separava de suas duas espadas chegando a dormir com elas. Isso era sinal de honra e uma forma de mostrar que eram partes do corpo de um samurai.

samurai na jhero

Além da katana os samurais também usavam um arco chamado yumi, que tinha um alcance de 50 a 100 metros, a arma era feita de bambu, madeira, couro e vime e na maioria das vezes eram usadas enquanto os samurais estavam em cima de seus cavalos.

 

samurai segurando yumi

Samurai segurando um Yumi

 

Ao passar dos anos os samurais foram deixando de lutar e usando suas habilidades para cuidar de negócios administrativos na parte da agricultura. Aos poucos os samurais foram perdendo visibilidade e prestígio. Em 1870 até que tentaram fazer uma revolta, porém foram interferidos pelo exército imperial do Japão.

 

Armadura de um Samurai

A armadura de um verdadeiro samurai era composta de;

Suneate: Duas lâminas verticais presas na tíbia por juntas ou correntes.

armadura de samurai

 

Haidate: Protetor de coxas, com a parte inferior sobreposta de lâminas de metal ou couro.

protetor de coxa

 

Yugate: Luvas feitas de couro.

Kotê: São as mangas que protegiam os antebraço e punhos, poderiam ser feitas de diversos materiais, como tecido, couro ou lâminas de metal.

yugate e kote

 

Dô: Protetor para o  abdomen.

do

 

Kusazuri: Um tipo de saia feita de lâminas de metal presas a um cinto de couro e amarradas no , servia para proteger o quadril e as coxas.

kusazuri

 

Uwa-obi: Cinto feito de linho e algodão que amarrava o .

Sode: Protetor de ombros feito de lâminas de metal.

uwa-obi e sode

 

Hoate: Máscara que variavam muito de modelo, conforme o período.

Kabuto: Capacete, que também variavam muito de modelo, conforme o período. Simbolizavam o poder e status do samurai.

hoate e kabuto

 

Horo: Capa, feita de seda utilizada como aparador de flechas, também levava consigo o desenho do clã o qual o samurai participava.

 

Morte honrada

Quando um Samurai desonrava seus ancestrais ou até mesmo seu senhor feudal eles deveriam se matar em um ritual chamado Sepukku que acontecia da seguinte forma.

O Samurai se banhava em sinal de purificação do corpo e da alma, logo depois se vestiam com roupa totalmente brancas próprias para o Sepukku, tomavam dois goles de uma pequena xícara de saquê, e escreviam dois poemas de despedida.

Depois na frente de algumas pessoas eles se ajoelhavam e com uma wakizashi cortavam seu ventre, não poderiam demonstrar fraqueza muito menos medo. O que muitas vezes acontecia é que os samurais não morriam de imediato chegando a ficarem horas ou até mesmo dias sangrando e sentindo muita dor.

O maior lema dos samurais é “A vida é limitada, mas o nome e a honra são eternos”, desta forma esses guerreiros prezavam a cima de tudo honrar seu nome e a de seus ancestrais, com isso seriam lembrados pela eternidade.

E aí: vocês já sabiam da origem dos samurais? Certamente conhece muitos animes que tem está figura muito importante em sua história, que tal falar nos comentários algum anime ou mangá que você conhece em que há samurais? Não se esqueçam de compartilhar com os amigos. ATÉ A PRÓXIMA.

Qual o melhor filme de animê de lançado em 2017
SAO: Ordinal Scale
No Game No Life Zero
Pokémon 20: I Choose You!
Digimon Tri - OVA 05
Ver resultado

78 votos até o momento.

LiSA - Catch the Moment Video: LiSA - Catch the Moment
TOP - PARCEIROS:

Seja Parceiro! Camiseta da J-Hero Dragon Ball Limit-F Otaku Store

+ Parceiros:

Otaku Nyan Scan SuperScan Dragon Ball Z Fanson Geek Project Anime Mix Otaku World XD HI Animes Online Hyrule Legends - Zelda.com.br Reiki Project Animes Infinity - 愛  Pingo no Baka Super Onze Downloads Anime Valkiria Oruske Downloads Blog do Gusta Animes Darker Diário de uma Otome Animes Fan Down Esquadrão Lunático SPLATOONBRASIL

Clique aqui para ver a lista completa