Após falarmos dos sete deuses da sorte, voltaremos um pouquinho para a parte obscura da mitologia japonesa, vamos falar das criaturas mais poderosas em questão de força bruta. Muitos o conhecem como ogro (e não é o Sherek) ou até mesmo um demônio, e tenho 100% de certeza que você já o viu em algum anime ou mangá, porém passou despercebido. Hoje iremos falar sobre os Oni um dos mais conhecidos Yokais do folclore japonês seu nome significa ogro ou demônio.

Ele pode passar muitas vezes despercebido por nós quando pesquisamos algo relacionado à cultura japonesa, porém os Onis tem grande influência no folclore oriental, sendo representados em várias peças de teatro, literatura e muitas formas de artes como esculturas e pinturas.

Origem de um Oni

Mas vamos ao que realmente importa de onde esses monstros humanoides vieram? Como eles nascem ou sugiram?

Bom, quanto a isso existe duas teorias, a primeira é que quando uma pessoa passou sua vida toda fazendo maldade e tem o coração totalmente tomado pelo mal, quando essa pessoa morre se torna um Oni, e vira um capanga do Enma Dai Oh (que seria como o tinhoso para os japoneses, o senhor do submundo) e o Oni tem o trabalho de torturar todos aqueles que vão parar no inferno, mas não é mau o bastante para se transformar em um Oni.

A Segunda teoria é que quando uma pessoa é muito má ela se transforma ainda em vida em um Oni e passa a perseguir os seres vivos na terra, chegando até a se alimentar dos humanos, aterrorizando todos os lugares que passa. Esse tipo de Oni é o que está presente em grande parte das lendas, e este é o que representa maior perigo para a humanidade, pois tem contato direto conosco (pobres e frágeis humanos).

Como é a apaência de um Oni?

Não se preocupem meus caros amigos, pois vou informá-los sobre sua forma e seus poderes (por mais que eu sei que você reconhecerá um Oni se o vir pelas ruas). Normalmente são seres humanoides descritos como uma pele vermelha ou azul, e extremamente grandes, chegando a medir mais de dois metros de altura (isso podemos ver nas artes japonesas), mas também são descritos outras vezes como criaturas pequenas (mas isso não diminui seu grau de periculosidade), contém grandes presas e chifres, são criaturas antropófagas (ou seja, come carne humana), usa um fundoshi (Tanga Japonesa) e como arma usa um Kanabô (um tipo de taco com pontas de ferro).

Mas nem tudo este perdido meus otakus curiosos, para repelir estas criaturas extremamente fortes, basta fazer ruídos altos ou celebrações. Outro modo de mantes estes demônios afastados é colocar uma estatua de um macaco no jardim de sua casa virado para o Nordeste, que é por onde os Oni costumam vir (não sei o motivo, mas até hoje não teve informações de ataques de ONIs no Japão, então as estatuas estão dando certo rsrs) e ainda por cima lançar grãos de soja gritando Oni wa soto! Fuku wa Uchi! (Para fora demônio! Venha felicidade).

Outra coisa muito interessante sobre os Onis é que eles são uma peça fundamental no feriado japonês chamado Setsubun, onde as pessoas usam mascaras de onis para proteger o ano novo dos males e infortúnios.

Oni nos animes

E essas criaturas estão aos montes em nossos queridos animes e mangás como, por exemplo, no nosso amado Naruto, sim isso mesmo, o Juubi (Monstro de 10 caudas) é representado por um Oni, à única diferença é que ele tem 10 caudas e um sharingan.

No grandioso Dragon Ball aparecem dois Oni quando Goku cai do caminho da serpente, onde ambos estão com uma camisa escrita HELL.

Para quem assistiu a nova animação CG de Gantz: O um Oni vermelho aparece durante o filme demonstrando uma grande força bruta.

E até existe um anime chamado Onimusha, onde saindo de sua natureza os Onis protegem os humanos dos Gamma (outro tipo de demônio).

Bom, espero que as informações dessa matéria os ajudem caso encontrar um Oni por ai. Também espero que tenham gostado do tema de hoje e até a próxima.