Uma das criaturas mais “em cima do muro” da cultura japonesa, pois não se sabe ao certo se essas criaturas são do bem ou do mal. Pois suas atitudes ao longo da história nos deixam muito confusos em relação ao seu comportamento.

Sei que você deve estar muito curioso para saber de qual criatura iremos falar (uma vez que você já leu o titulo, ou seja, você já sabe rsrs). Nossa lenda de hoje é o fantástico Tengu (Cão Celestial) que apesar de sua tradução ele não se parece em nada com um cão, esta mais para um Goblin de nariz avantajado.  E mais uma vez uma criatura que não tem origem no Japão e sim na China, sendo introduzida na cultura japonesa pelo budismo vindo da China. Nosso narigudo estaria relacionado com o Tiangou que também significa “Cão Celestial”, porém este se assemelha mesmo com um cachorro, muito diferente do Tengu.

Origem da Lenda do Tengu

Logo que a lenda dos Tengu, que começou no século VI, chegou na terra do Sol Nascente já foi absorvidas pelos Yamabushi (que significa Aquele que vive na Montanha) dai em diante começaram a relacionar os Tengus como criaturas que viviam nas montanhas e florestas.

Agora que a coisa começa a ficar boa, não demorou muito para os Tengus irem para nível de Kami (que pode ser traduzido como Deus ou Espirito da Natureza). Antigos escritos Xintoístas diziam que estas criaturas foram criadas por Amanozako que por sua vez também é uma Kami criada da raiva do poderoso Susanoo. Ou muitos os comparam com outro Kami chamado Sarutahiko, o principal Kami da terra, pois ambos possuem um longo nariz.

Poderes e Habilidades

Mas você acha que o Tengu se tornou um Kami apenas por ter um enorme nariz? Ai que você se engana, o mesmo é um perito em artes maciais, sendo dito que ele treina os mais poderosos samurais e os mais letais ninjas.  Tem a capacidade de mudar de forma (tanto para animal quanto para humana), é um ventríloquo, possui teletransporte pode voar com suas grandes asas, e tem a incrível habilidade de penetrar nos sonhos dos mortais.

Entre o Bem e o Mal

Muitos dizem que esta fantástica criatura ajuda vários guerreiros por sua incrível habilidade e conhecimento em artes maciais, ou até mesmo dizem que o mesmo ajuda a procurar crianças desaparecidas (isso no período Edo). E eram considerados guardiões de Templos.

Mas em contrapartida, muitos diziam que os Tengus eram criaturas que plantavam a desordem por onde passavam, pregando peças em guerreiros e monges budistas, principalmente aqueles que demonstravam arrogância (esses aí os Tengus adoravam perturbar). Além disso, em muitas histórias dizem que os Tengus sequestravam as crianças e até hoje o termo Tengu se refere a pessoas vaidosas e orgulhosas.

Tipos e Aspectos de um Tengu

Existem várias pinturas no estilo Ukiyo-e (Mundo Flutuante, as famosas estampas japonesas) dos Tengu. Estes são retratados ou como uma criatura com cara de corvo que são os Karasu Tengu ou um humanoide com pele vermelha e um grande nariz que são os Konoha Tengu.

Tengu nos Animes.

Como em toda lenda que eu trago para você eu gosto de fazer um comparativo com vários personagens dos nossos animes faviritos, uma vez que os animes sempre trazem traços da mitologia japonesa ou de qualquer outra mitologia.

Hoje falarei dos mais conhecidos e tenho certeza eu você irá gostar.

Ussop – One Piece – Por mais que seja um simples humano, com uma mira incrível e uma habilidade fantástica para mentiras o Deus Ussop é muitas vezes comparado a um Tengu por conta de seu enorme Nariz.

Susanoo MadaraNaruto – O Susanoo do Madara digamos assim ganha várias “Evoluções” no decorrer da guerra, e uma delas, que aparecerá nas imagens tem a forma de um Tengu.

Gantz – Aparece um alienígena que possue a aparência de um Tengu.

Chef de Rank Nº3 – Toriko – Podemos dizer que é um verdadeiro Tengu.

 

Bom se os Tengu são criaturas boas ou más, isso não iremos saber (eu espero), mas a lenda deles e sua origem foram contadas, agora fica nas mãos de vocês decidirem sua personalidade.

Espero sinceramente que vocês tenham gostado dessa materia e de mais uma lenda que gira em torno dos nossos animes/mangás favoritos.

AAAAAA E HOJE CITAMOS UM DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS DA MITOLOGIA JAPONESA SERÁ QUE VOCÊS ADVINHAM QUEM É? QUEM SABE A PROXIMA MATÉRIA SEJA DELE.

Até a Próxima Pessoal.