Olá meus amigos estamos aqui com mais uma matéria, e hoje falaremos sobre muitos deuses que formam um grupo que segundo os japoneses trás muita sorte fortuna e conhecimento. Todos nós sabemos que toda cultura tem sua superstição, suas crenças e costumes, até vivemos numa bem rica neste quesito. Hoje falaremos dos 7 deuses da sorte (Shinchi Fukujin) que estão relacionados com o Ano Novo (O Shougatsu). Mas engana-se quem acha que esses sete deuses tem somente origem japonesa, pois fiquem sabendo que de todos apenas um é originário do Japão os outros todos são da cultura chinesa e indiana.

Aqui no Brasil no final do ano costumamos pular ondinhas, vestir roupas brancas entre outras coisas, que para quem acredita trará muita sorte, ingrediente principal para começar um ano novo, recheado de expectativas e sonhos. No Japão não é diferente, no final do ano costuma-se colocar uma imagem dos sete deuses no Takarabune (arca), debaixo do travesseiro, para trazer sorte ao ano que esta prestes a começar.

Como já falei são sete deuses da sorte, então vamos às características de cada um:

Hotei, o deus da felicidade e da abundancia

Dos sete este é o mais parecido com o Buda, tanto que muitos o chamam de Buda risonho, é retratado como um monge budista e eremita. Segundo as lendas, ele viveu na China por volta do século X. É considerado o patrono das crianças pobres, ele tem o costume de entregar presentes, que carrega em sua grande bolsa (é um Papai Noel careca).

Sua aparência é de um homem baixinho, careca e com uma barriga muito grande que significa o seu grande coração. Ele tem o poder de fazer previsões do tempo e nunca errou nenhuma, além de conseguir advinhar a sorte das pessoas.

Jurojin, o deus da longevidade

Conhecido como Gama, também tem sua origem na China no século XI, assim como nosso Buda risonho (Hotei). Anda sempre com seu cajado, um copo de sake e um pergaminho, onde nele tem registrado o tempo de vida de todos os seres vivos e sobre toda a sabedoria do mundo. Ele sempre esta acompanhado de animais como cervos, tsurus e tartarugas, símbolos da longevidade na cultura japonesa.

Em relação a sua aparência, ele é um home idoso, com uma longa barba branca e uma cabeça muito alongada e careca, e suas vestimentas e de um típico sábio chinês, e ele está sempre sorridente. Mas não o confunda com o deus Fukurokujo, que apesar de ter praticamente a mesma aparência são deuses diferentes.

Fukurokujo, o deus da sabedoria, da riqueza e da fertilidade

FukuFelicidade, RokuRiqueza e JuLongevidade, tem origem também na China assim como os dois anteriores, e mais uma vez repito não o confunda com o Jurojin, pois sua aparência também é de um sábio chinês com a cabeça alongada, careca e com uma longa barba branca, anda também com um cajado e animais em sua volta.

No entanto, o que o diferencia Fukurokuju dos outros deuses é seu poder de ressuscitar os mortos e poder sobreviver sem comer, além disso, ele não é chegado muito em um sake assim como Jurojin.

Bishamon, o deus dos guerreiros e da guerra

Tenho quase certeza que você deu uma risadinha ao ler o nome desse deus, mas não se engane, pois ele é o deus da Guerra e dos guerreiros, e sua origem é Hindu. É considerado símbolo de autoridade e tinha o poder de salvar os imperadores de terríveis doenças, expulsar demônios  e qualquer peste que viesse atrapalhar a paz de algum império.

Ele tem um lugar de descanso que é a sagrada montanha de Sumeru. E mais, ele é considerado o protetor dos locais por onde Buda pregou e tornou divindade. Ele constuma se vestir com uma armadura, capacete e uma lança.

Benzaiten, a deusa da beleza, do conhecimento e da arte

Na cultura hindu ela é conhecida como Sarawati, é a única deusa mulher dentre os sete deuses. Ela é deusa de tudo aquilo que flui, assim como a agua, a musica e todo e qualquer tipo de arte e conhecimento.

Filha do Rei Dragão de Munetsuchi, é retratada como uma mulher muito bonita e sempre esta em cima de um dragão ou serpente (criatura que ela pode se transformar). Originalmente na cultura hindu ela era retratada com 8 braços, onde cada um segurava, uma flecha, arco, espada, machado, lança, pilão de comprimento, rosas de ferro e uma corda de seda. Porém no período Kamakura, artistas e escultores passaram a retratar Benzaiten comumente com dois braços e sempre carregando uma Biwa (instrumento de corda).

Daikokuten, o deus da riqueza e do comércio

Agora vamos falar de mais um deus originário da India, podendo ser chamado de Mahakala é uma emanação de Shiva. Veio para as terras japonesas através do Tibete e da China. É considerado o deus da riqueza, dos fazendeiros, do comercio e dos cozinheiros. Em sua mão direita ele carrega um martelo de madeira capaz de distribuir sorte para todos ao atingir o chão, ele carrega um saco no ombro onde leva tesouros (antigamente ele carregava arroz para superar a fome). Devido a associação com a cozinha, muitos cozinheiros tem sua imagem em seus lugares de serviço.

Ele anda com roupas e caça antigas, um capuz, e esta sempre em cima de fardos de arroz e sua barriga é grande simbolizando que este está sempre bem alimentado e próspero.

Ebisu, o deus dos pescadores e da riqueza

E finalmente chegamos ao deus que tem sua origem no Japão. Ele se chamava Hiruku e não teve uma história muito feliz, pois nasceu sem nenhum osso, muito fraco e foi lançado ao mar em um pequeno barco, antes de completar três anos, por conta de um ritual de casamente que sua mãe transgrediu.

Um Ainu (Indio japonês) o encontrou e o salvou. Por vir do mar Ebisu é um deus guardião das viagens marítimas e da agricultura em geral. Sua imagem está sempre relacionada a um homem com uma vara na mão direita e um grande peixe na mão esquerda. Dizem que ele é filho de Daikokuten e desta forma muitas pessoas os confundem.

 

Ufa… Hoje teve muita coisa não? Mas vale a pena ler e conhecer cada um dos sete deuses da sorte. E aguardem que está por vim mais novidades e mais lendas.

Ficamos aqui com mais uma matéria, espero que tenham gostado e até a próxima.