“O dia está triste muito nublado, porém calmo ninguém imagina que algo poderia acontecer de tão terrível. Um grupo de guerreiros caminham entre a mata para entregar uma encomenda muito rara. De repente um vulto e os guerreiros se olham e no instante seguinte todos que ali estavam protegendo a encomenda muito rara se encontravam no chão todos ensanguentados e nenhum deles viu o que aconteceu apenas sentiram a gelada lamina do ninja que a eles atacaram com apenas um golpe. ”

Muitas lendas e mitos estão envolta destas figuras misteriosas que são os ninjas, mas qual é a sua verdadeira história e sua verdadeira origem? Tudo isso vocês irão descobrir agora.

Origem dos ninjas

Podemos dizer que o primeiro ninja na qual temos um relado é a história do príncipe Yamato que embora não vestia as roupas pretas que estamos acostumados a ver na mídia seus atos foram considerados verdadeiros atos ninjas. Em uma de muitas histórias, Yamato, vestido de mulher, atraiu dois líderes bárbaros e quando eles estavam distraídos e desprotegidos com a falsa sensação de segurança Yamato tirou a sua lamina que estava escondida e com um golpe matou os dois bárbaros.

Além desta história do príncipe Yamato as origens dos ninjas são obscuras e difíceis de determinar, alguns dizem que eles surgiram por volta do século XIV, mas os antecedentes dos ninjas podem ter existidos bem antes, no período Heian ou no início da era Kamakura. Existem poucos registros escritos das atividades ninjas. Na agitação do período Sengoku (Século XV – XVII) espiões e mercenários surgiram da região de Iga e Koga e é a partir destes clãs que os ninjas são introduzidos na história. Porém logo após a unificação do Japão sob o Xogunato Tokugawa os ninjas caíram no esquecimento. No entanto, nos séculos XVII e XVIII alguns manuais como Bansenshukai, muitas vezes na filosofia militar da China apareceram em números significativos, revelando uma grande variedade de filosofias, crenças religiosas, suas aplicações em guerras e técnicas de espionagem forma a base para a arte ninja. A palavra ninjutsu mais tarde apareceria para descrever uma grande variedade de práticas relacionadas com os ninjas.

O que podemos afirmar sobre os ninjas é que eles trabalhavam a mando de daimyous ou senhores que os pagassem, esses mesmos que a alguns anos atrás eram atacados por ninjas. Esta marca de mercenário infiel ficou cravada na história dos ninjas.

Além de uma habilidade de espionagem e infiltração muito além da média, os ninjas usavam muitas armas como:

Shuriken;

kusarigami;

Kunai;

Kusari Fundo;

Espada Ninja;

 

Curiosidades ninjas

1.      Ninja padeiro, ninja ferreiro, ninja artesão.

Ao contrario que muitos imaginam os ninjas não sobreviviam apenas como mercenários, muitos tinham outras profissões como, ferreiro, artesão, e apenas quando solicitados tinham que exercer sua vida dupla.

2.      Ninjas bem organizados e em família.

Havia mais ou menos 49 clãs de ninjas no era feudal. As habilidades ninjas eram passadas de pai para filho e as vezes alguns rapazes queriam entrar nesses clãs e poderiam receber esses treinamentos e sabedoria ninja.

Os ninjas em seu clã, eram classificados hierarquicamente: O Osa era o líder ou chefe do grupo. Abaixo dele, estavam os Jounin (altos ninja), os Chunin (ninja médio) e os Genin (baixos ninja). Ao receber uma missão do daimyo, o Osa daria a obrigação de recrutar os demais ao Jounin.

Esse tipo de classificação dos ninjas soa bem familiar não acham?

3.      Ninjas sem respeito.

Atualmente os ninjas são retradados como guerreiros com habilidades surreais capaz de fazer qualquer coisa, porém na época eles eram considerados a escória da sociedade.

 

O último ninja

Kawakami agora com 63 nos é o último remanescente do clã Ban, começou a praticar o ninjutsu com apenas 6 anos, foi submetido a árduos treinos e herdou o título de seu mestre aos 19 anos, atualmente Kawakami ainda pratica a arte do ninjutsu e até o momento não assumiu nenhum aprendiz.

Mas eu te pergunto com uma história tão obscura e sem certezas como as dos ninjas será mesmo que eles não existem, será mesmo que Kawakami é o último ninja vivo? Percebemos ao longo das história ninjas que há muitas idas e vindas, será que eles não estão aguardando a hora certa para retornar?