(Foto: Volts Group)

Enquanto o pessoal da região Sudeste – em especial São Paulo – ainda comentava assuntos sobre o Anime Friends e o World Pop Festival, os geeks e otakus do Nordeste se encontraram reunidos durante três dias no SANA 2018. O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, esteve lotado durante os três dias (27 28 e 29 de julho) com média de público de 25 mil pessoas por cada dia. Dá para dizer por apenas isso que foi um sucesso. A Rádio J-Hero esteve por lá durante os três dias junto graças a uma parceria com a galera do VOLTS de São Luís do Maranhão.

Celebrando os seus 18 anos, a equipe do SANA preparou uma festa cheia de maturidade para esse que é um dos eventos mais antigos do país no segmento pop. O destaque para esta edição foi a organização. Tudo bem localizado – e bem informado por meio de banners e outras formas de comunicação – permitiu que o público pudesse desfrutar do evento sem problemas. Não houve nada fora do comum. Abaixo alguns comentários sobre pontos específicos.

Público e Cosplay

O SANA 2018 contou com uma miríade de pessoas bem diferentes. Com várias idades sendo representadas ali teve gente que frequenta o evento desde suas primeiras edições até debutantes em convenções otaku. Destaque para os cosplayers. Entre trabalhos simples à trabalhos super qualificados tivemos cosplayers de animês, games, séries e filmes. Coloridos e teatralmente bem articulados, cada participante pode apresentar o seu melhor na arte de fantasiar-se de personagens preferidos.

Competições

Entre as atrações destaque para as parcerias do evento. Fechado com grandes marcas com a Fanta, o SANA 2018 contou com espaço de robótica patrocinado pela marca de refrigerante. Além disso teve a edição do Campeonato Nordestino de Futebol Digital que rendeu duas motos para os vencedores nas catehorias FIFA e PES. Outros torneios foram de Street Fighter V e Tekken 7. No segmento musical o torneio mais badalado foi a etapa do K-Pop World Festival vencido pelo grupo Dandelion.

Shows

Sem sombra de dúvida o grande momento do evento foi destinado ao palco SANA MUSIC. Com três apresentações dignas de auditório lotado, Akira Kushida, Rania e Flow agitaram o público em cada noite de programação.

Akira Kushida fez a sua participação no primeiro dia e antes concedeu entrevista aos jornalistas presentes no local e confidenciou que chegou a ser questionado por amigos e colegas de profissão quando decidiu vir ao Brasil 15 anos atrás fazer um show a convite de outro evento. No palco o cantor trata o público com muita dedidação e sem distinção de idade. Assim todos juntos cantaram o melhor da carreira do japonês.

(Foto: Volts Group)

No segundo dia foi a noite do K-Pop com as meninas maravilhosas do Rania. O ponto alto do show foi a interpretação de Ragatanga feita pelas meninas da Coreia.

(Foto: Sana)

No último dia de SANA 2018 a banda FLOW levou centenas de pessoas ao delírio com um repertório digno de nota. A turnê FLOW 15th Anniversary ~ Anime Shibari. Com interações em português com os fãs e participação das personagens de animês famosas com canções interpretadas pela banda o show foi um momento de muita emoção. Em entrevista aos jornalistas o FLOW deixou bem claro que são gratos aos animês pelo sucesso fora de seu país.

(Foto: Volts Group)

No geral evento bem organizado e apresentável. O SANA e sua staff estão de parabéns e acho que não é exagero dizer que ele se consolidou como o melhor evento do Brasil. O Anime Friends conta com a vantagem de ser em São Paulo, mas quando você reúne tanto público e tantas atrações no Nordeste e faz um show nessas proporções não há como não dar os parabéns. Se quiser repetir a dose agora só no SANA FEST 2018 em dezembro!

Até a próxima e… Sayonara!