Matéria e Fotos por Fany-Chan

 

[NOTA: acesse as galerias de imagens com o Flash atualizado ou clique em cima e seja redirecionado às fotos]

Olá Heroes, como estão?

Por aqui estamos bem agitados, afinal, o mês de Julho trouxe diversos grandes eventos e quem nos acompanha em nossas redes sociais viu que tentamos participar de alguns, como o Anime Friends, o Word Pop Festival e o Sana. Então podem esperar, pois teremos muitas informações para vocês durante a semana.

Realizado entre os dias 08 e 11 de julho a 15ª edição do Anime Friends, agora sob o comando do pessoal da Maru Division, veio mostrar o porquê é o maior evento de cultura pop asiática da América Latina. E como já é uma tradição da Rádio J-Hero, nossa equipe esteve presente e agora vamos dar nossos pitacos sobre o evento.

Desta vez, o Anime Friends ocorreu no Centro de Eventos Anhembi – Pavilhão Norte e Sul, em uma área próxima ao centro de São Paulo, no entanto, de difícil acesso para quem utiliza transporte público ou anda a pé (cerca de trinta minutos de viagem segundo o Google Maps).

Porém, para maior comodidade dos participantes, foram disponibilizados diversos ônibus para transporte gratuito até o evento a partir do Metrô Portuguesa-Tietê, o que facilitou o acesso de muita gente (é sério, sempre se formava uma grande fila para entrar nos ônibus).

Centro de Eventos Anhembi

O espaço conta com estacionamento e ocupou grande espaço do Centro de Eventos, o que facilitou o tráfego entre os diversos stands e painéis para fotos montados pelo evento. Ainda sobre o local, as áreas escolhidas do Anhembi são totalmente cobertas e estavam bem climatizadas (podendo até dançar k-pop por uma hora sem suar kkkkk).

Outra coisa que me agradou foi todos os locais estarem bem sinalizados. Meu senso Zoro de direção agradece, mas mesmo assim me perdi diversas vezes dentro do próprio evento por não possuir um mapa em mãos.

Sim, havia um mapa enorme bem na entrada, no entanto, como fui através da credencial de imprensa minha entrada era outra e acabei não encontrando esse mapa até eu ir embora do evento (ficando que nem idiota apontando para o mesmo na saída). Uma ideia bem simples que podiam ter feito era ter disponibilizado o mesmo mapa no site. Cara, isso teria mudado minha vida.

Aliás, esse é outro ponto positivo, as entradas estavam bem organizadas tudo separado bonitinho, e a entrega de alimentos não foi como a do ano passado, onde podíamos ver aquele monte de macarrões.

Porém, como nem tudo é um mar de rosas, mesmo na entrada bonitinha e organizada tivemos um probleminha. Não estavam revistando as pessoas que estavam entrando no local. Fizeram isso somente na segunda-feira (que eu vi, é claro, eu pelo menos fui revistada somente nesse dia), o que é um pouco chato, porque nunca se sabe quando irá aparecer um louco.

Alimentação

Outro detalhe foi que o local esteve grande parte do tempo limpo e principalmente nas áreas de alimentação não havia acumulo de restos de comida, pois as empresas que estavam nesses lugares se preocuparam em deixar as mesas e os locais sempre arrumados.

E como já estamos falando de comida, que preços foram aqueles? Ok, não sou de São Paulo, então não sei se aqueles preços são praticados na cidade, mas não era só a comida que estava salgada. Então, apesar de haver uma grande variedade de food trucks e restaurantes, os mais baratos ou os com o melhor custo-benefício atraíam mais pessoas, ficando bem cheios.

Shows e atrações

Eu (Fany-Chan) participei do evento nos dias 9, 10 e 11 e em relação aos shows, principalmente no Palco Principal houve diversos problemas no som, deixando muitas vezes os artistas até mudos, o que queima bastante o filme não só com os fãs como também com as atrações. Sobre os atrasos, muitos deles foram exatamente por conta do problema listado anteriormente, como, por exemplo, o show do Snowkel que começou cerca de vinte minutos atrasado, porque eles ficaram passando o som de seus equipamentos.

No entanto, deixando isso um pouco de lado, os shows foram inesquecíveis e com certeza o que mais animou o pessoal foi o Deadlift Lolita com um crossover do pessoal do BWF que esteve presente no evento. Mas o pessoal do Snowkel, a Yumi Matsuzawa e a dupla Myth&Roid também agitou o público com os seus principais sucessos. Infelizmente, não consegui assistir aos demais shows, como o do Orekaband e Blanc7, então não opinar sobre estes.

Como ainda estamos falando do Palco Principal, vale ressaltar que a organização teve sorte de não ter nenhum dos shows muito cheio, deu muito público, deu sim, mas não chegou a encher grande parte do espaço destinado ao palco. Creio que se tivesse ocorrido como no show do Asian Kung Fu Generation ano passado a organização teria que trabalhar um pouco, pois acho que não ia couber todo mundo e iam invadir as atrações próximas. Então fica a dica para ser revisada no próximo ano.

Em relação ao Palco Anime e aos Auditórios 1 e 2, creio que os espaços, apesar de um pouco pequenos, foram bem aproveitados, detalhe para os auditórios que possuíam cadeiras para o pessoal acompanhar os bate-papos e shows sentados. Contudo, por conta da pequena capacidade dos auditórios, muitas pessoas acabaram não assistindo ao show da Hatsune Miku.

Aliás, no sábado, quando ainda não estavam exigindo os ingressos para o show, ou então não verificaram quem os possuía na entrada, muitas pessoas ficaram em pé no fundo do auditório, o que deixou o local um pouco desagradável, com pessoas entrando e saindo o tempo todo e passando na frente das outras que estavam sentadas.

Até acho que isso foi o que fez a organização cobrar o ingresso (que era gratuito) para deixar o pessoal entrar. Essa decisão na verdade eu aplaudo, deixou tudo mais organizado. O único problema foi que não avisaram onde e quando os ingressos estavam sendo distribuídos e nem os staffs estavam sabendo comunicar as mesmas informações, o que deixou muitas pessoas insatisfeitas.

Outras instalações do evento

Sobre os demais espaços, o evento procurou atender diversos públicos, mas não se esqueceu de quem é o público-alvo, portanto havia muitos stands de tokusatsu, k-pop, board game/RPG, jogos eletrônicos diversos, Artist’s Alley, jogos medievais, BWF, havia uma área voltada para Harry Potter, uma para estudos no Japão, diversas fazendo uma leitura dos famosos Maid Cafés, várias áreas para fotos com cosplayers e uma dedica só ao Ultraman, então coisas para se fazer era o que não faltava.

Além disso, havia uma grande diversidade de lojinhas com objetos variados à venda. Sem falar da loja oficial do evento que tinha objetos dos artistas que se apresentaram e dos stands das grandes empresas do ramo, como as editoras JBC, Panini e NewPop, e as lojas da Comix, do Nerd ao Cubo, da Banana Geek, da Fontt Drink Energy, da Bandai Namco e da Crunchyroll.

Havia também uma área para os cosplayers bem próximo ao Palco Anime onde estavam ocorrendo as apresentações dos mesmos para o concurso. E fiquei sabendo através de uma cosplayer, que estavam os permitindo deixar suas mochilas dentro desse espaço de forma bem organizada. Eles cobravam somente após retirar os objetos uma primeira vez.

Outro espaço que meu grupo de amigos precisou ano passado e fiquei procurando neste, foi o de atendimento médico, que dessa vez ficou bem escondido (para quem não tinha o mapa). Ainda bem que dessa vez não precisamos utilizá-lo, porque íamos passar por alguns sufocos. Além disso, os banheiros estavam limpos e fáceis de achar, ponto a favor.

No entanto, posso dizer sem nenhum medo de represália que o melhor espaço foi o do k-pop. Ele estava sob a organização do pessoal do K.O. Entertainment e do Koreapost e teve muita dança, oficinas, apresentações de covers, de YouTubers e do grupo High Hill. Este estava sempre cheio e em alguns momentos acabou atrapalhando o trafego do pessoal para outros locais próximos, mas isso só prova o quanto o estilo de vida coreano está crescendo aqui no Brasil.

Considerações Finais

E é nesse clima de superanimação que vou encerrando este relato de como foi o Anime Friends 2018. Em geral, o evento deixou um gostinho de quero mais, e apesar de ter tido alguns problemas sérios, estes não atrapalharam o evento num todo. Se fosse para dar uma nota de zero a dez eu daria um oito, pois sabemos que muita coisa aconteceu porque foi a primeira vez que o evento foi organizado por outro grupo.

Para o próximo ano espero a mesma organização, um espaço tão bom quanto o Anhembi, bem mais atrações tanto nacionais quanto internacionais, que o pessoal da Maru Division continue nessa mesma direção, não esquecendo quem é o principal público deles, e que algumas coisinhas sejam revistas para tornar o evento mais épico ainda.

Agradecemos muito o pessoal da Maru Division que aceitou nossa inscrição e nos deu essa oportunidade de retornar ao evento. Sem falar, por estarem sempre dispostos em nos ajudar tanto antes quanto durante e depois do evento. Desejamos muita sorte a vocês nesse novo desafio que é organizar o maior evento de cultura pop asiática da América Latina.

Agora deixo a palavra a vocês leitores e ouvintes divosos da Rádio J-Hero. O que vocês acharam do Anime Friends deste ano? Conte para a gente nos comentários! 😉