Lançado em 1979, pela Atari, Asteroids é um dos jogos de arcade que mais marcaram história. Produzido inicialmente para o Atari 2600, console mais sofisticado daquela época, o game fez sucesso mesmo nos fliperamas, pegando carona na popularidade adquirida pelo gênero “space shooter”, ocasionada principalmente por jogos como Space Invaders.

Quem já assistiu a série “Todo Mundo Odeia o Chris” deve se lembrar de um episódio onde o personagem principal faz de tudo para manter sua reputação de melhor jogador de Asteroids da Bed-Stuy. Por meio dele, podemos perceber um pouco da popularidade que o jogo tinha na época, fazendo com que crianças e adolescentes gastassem fichas e mais fichas tentando bater os recordes das máquinas.

O jogo pode parecer simplista, mas ao mesmo tempo é bastante desafiador. Nele, o jogador controla uma nave, que pode atirar e se mover por toda a tela. O objetivo então é destruir asteroides e discos voadores que aparecem a todo momento.

O problema é que existem asteroides de diversos tamanhos e, ao atirar nos maiores, estes se dividem, tornando-se ainda mais rápidos e podendo acertar a nave do jogador. Assim, perde-se uma vida e, ao perder todas, obviamente era game over.

Curiosamente, o jogo só terminava assim! Não era possível zerá-lo. Basicamente, o objetivo era bater os recordes de outros jogadores. No entanto, um bug do game também não permitia ir além: após atingir a pontuação de 99990 pontos, o marcador voltava ao zero!

Fora isso, Asteroids ainda apresentou outros bugs, utilizados por jogadores mais experientes para conseguir mais pontos de uma maneira mais fácil.

No entanto, nada disso tirava a diversão do jogo. Prova disso é que ele vendeu mais de 70 mil máquinas de arcade, arrecadando mais de 550 milhões somente em fichas utilizadas pelos fanáticos jogadores!

Futuramente, o jogo receberia alguns remakes, mas nenhum conseguiria alcançar a magia proporcionada pelo jogo original.