É difícil encontrar hoje alguém que não conheça, nem que apenas só de vista, a figura do “lendárioPac-Man. Inicialmente representado por espécie pizza sem uma fatia (e sim, ele realmente foi inspirado em uma pizza), o design do personagem foi recentemente modificado, em uma votação onde os fãs do jogo escolheram como seria sua nova aparência. Na verdade, essa mudança fazia parte de uma estratégia da Namco Bandai para promover os próximos jogos da série.

O jogo foi criado no ano 1980, originalmente para os arcades. Seria apenas mais um jogo a fazer sucesso durante a expansão e popularização das máquinas de fliperamas, mas Pac-Man foi além. Muito além. O jogo simplesmente conseguiu a façanha de se tornar o jogo de arcade mais vendido de todos os tempos!  

Na época, os jogos mais populares ainda eram aqueles de espaçonaves, onde o jogador atirava para destruir seus inimigos. Tudo isso era influência de Space Invaders, que havia sido lançado cerca de dois anos antes. Ainda assim, Pac-Man conseguiu fazer um imenso sucesso, alavancado ainda mais por conta da venda de produtos licenciados do jogo, como camisetas, bonés, copos, artigos infantis e mais uma infinidade de produtos, tornando assim o jogo ainda mais popular.

A jogabilidade era simples, porém desafiadora. O jogador controlava o Pac-Man (que na época se chamava Puck-Man) e devia assim comer todas as pastinhas que se encontravam espalhadas em uma espécie de labirinto. Além disso, o jogador deveria evitar os quatro fantasmas do jogo, Inky, Pinky, Blinky e Clyde, que tiravam uma vida do personagem ao tocá-lo.  Para poder bater de frente com os fantasmas, era preciso pegar uma das quatro frutas localizadas nos cantos da tela, deixando o personagem invulnerável por um certo tempo.

Em 1982 o jogo ganharia uma sequência, com uma personagem feminina. Foi intitulado de Ms. Pac-Man e trazia consigo novos labirintos. Depois foi a vez de Super Pac-Man, que não conseguiu repetir o mesmo sucesso, muito por causa do novo modelo de jogabilidade. No entanto, essa alteração não afetou tanto Jr. Pac-man, onde uma versão criança do personagem amarelo era o protagonista, conseguindo boas vendas.

O sucesso da franquia rendeu, ao longo desses 34 anos, inúmeros jogos e adaptações para os mais variados tipos de console e gêneros. Recentemente, foi eleito nos Estados Unidos como o melhor jogo de arcade da história, com incríveis 80% dos votos, superando jogos como Donkey Kong, Space Invaders, Asteroids e o Pong. Tamanha popularidade que se reflete nos dias de hoje nos mostra que o rechonchudo personagem amarelo ainda pode nos proporcionar muitos jogos e bastante diversão.