Depois de muito tempo, a coluna Insert Coin, que traz para vocês alguns dos melhores e maiores clássicos das famosas máquinas de fliperama, está de volta! E para voltar com estilo, o tema de hoje é o inesquecível jogo Cadillacs and Dinosaurs!

Sim, quem teve a oportunidade de jogar Cadillacs and Dinosaurs nos praticamente extintos fliperamas, com certeza não deve ter se esquecido. O game foi um dos grandes sucessos do gênero Beat’n Up (bater e correr) na década de 90, sendo um dos maiores “acertos” em jogos de ação e luta da Capcom para os Arcades.

O jogo foi um dos primeiros do gênero a possibilitar que os personagens usassem armas de fogo para combater os inimigos, fato este que chamou a atenção de muitos jogadores. Usar uma poderosa bazuca para eliminar os inimigos era realmente sensacional! Além disso, ainda era possível usar granadas e dinamites para desintegrar todos os adversários.

Essas coisas podem parecer besteira se compararmos aos jogos que são lançados hoje em dia, mas para a época, quando ainda jogávamos em 2D, era tudo bastante inovador.

A história do jogo se passa no ano de 2513, onde uma catástrofe em todo mundo extinguiu muitos dos humanos do planeta. E como se isso não bastasse, os dinossauros ainda voltaram à vida, dividindo espaço com o que sobrou da humanidade. Dessa forma, todos eles passaram a conviver juntamente na Terra, sem maiores problemas. No entanto, a mente de um cientista está disposta a interferir neste “equilíbrio”

Dessa forma, você deve usar os personagens do jogo para bater e matar os vários inimigos que vão parecendo ao longo do jogo. Os quatro selecionáveis do game eram:

Jack Tenrec: o protagonista e personagem mais equilibrado do jogo em termos de força e velocidade.

Hannah Dundee: a mulher do grupo, que não possuía tanta força, mas compensava por meio da agilidade.

Mustapha Cairo: o personagem mais ágil do game. Socos não são o seu forte, mas é fera com seus chutes e voadoras (like a Amy Winehouse Kick).

Mess O’Bradovich: possui a maior força física do quatro, mas em compensação é o mais lento.

Depois de escolher com qual personagem jogar, o que vinha pela frente era muito óbvio: muita porradaria! Como um típico Beat’n Up, conforme fosse derrotando os inimigos, você ia avançando entre os cenários, até finalmente enfrentar o chefão de cada fase. Em uma das fases do jogo era até mesmo possível matar todos os adversários de dentro de um estiloso Cadillac!

Mas e os dinossauros? Eles estavam presentes na maior parte de jogo, porém nem todos eram inofensivos. Alguns reagiam aos ataques tanto do jogador quanto dos inimigos, se tornando agressivos e tentando devorar qualquer um que estivesse pela frente. Por isso era preciso muito cuidado, pois alguns dos ataques desses animais custavam uma grande parte do life.

Ao final de oito cenários de puro porradão, metralhadoras, rifles, bazucas etc, a última fase reservava uma batalha contra o grande chefão do jogo: o Doutor Simon Fesseden. Essa luta pode ser conferia no vídeo abaixo:

Cadillacs and Dinousaurs foi um jogo que realmente valia a pena gastar várias fichas jogando. Boa parte do seu sucesso se deu principalmente por ele ter sido lançado exclusivamente para os arcades. Portanto, se tiverem a oportunidade de ainda encontrarem uma máquina com o jogo, experimentem, garanto que não vão se arrepender!