Você já sabe que Shingeki no Kyojin acabou com o reinado de One Piece, certo? Mas o ICECREAM vai além para você e traz o que você não sabe: a possível alegoria política que pode ser a nova febre mundial.

Existe rumores que apontam SnK como um anime que influencia o velho conservadorismo político típico do oriente então vamos às causas que levantam esses rumores mas sempre tendo em mente que não são necessariamente informações verídicas e sim especulações que aparentam ser evidentes no enredo da série e a maneira como o mesmo é apresentado.

O primeiro ponto que chama atenção é a semelhança das mensagens repetitivas que o anime divide com o segundo governo de Shinzo Abe (primeiro ministro japonês) que repete cansativamente o slogan de sua campanha:  a ideia de que o Japão deve se levantar seja como maneira de recuperar-se como uma potencia econômica ou sair da gaiola imposta pelo desarmamento dos EUA no pós guerra (o Japão não possui forças armadas) assim como o “medo de ser dominado pelo outro e a humanidade viver presa numa gaiola” em Shingeki no Kyojin.

O anime refere-se constantemente a essa invasão que resultaria no extermínio da raça humana e é apresentado juntamente com os 100 anos de paz e a acomodação dos humanos com sua situação (os jovens japoneses parecem não se importar com sua “americanização” e a maioria até gosta).

É aí que a coisa fica interessante: Shinzo Abe é conhecido por sua aversão ao desarmamento japonês, pois segundo ele o Japão jamais teria capacidade de se defender contra um ataque da Coréia e muito menos da China, ficando completamente dependente dos EUA.

Agora, indo ainda mais longe com a teoria (porque todos amam teorias), o cenário onde um gigante maior que os outros abre caminho para que todos atravessem a muralha é extremamente semelhante à visão do primeiro ministro para com a China, um país que até então não representava ameaça alguma ao Japão de repente ultrapassou sua economia e começa a fazer exigências mais agressivas fazendo um bom uso de seu poder econômico e influência na bancada da ONU (tio Shinzo deve ficar maluco).

Quer saber porque essa teoria é perfeitamente aceitável? Assim que a China conquistou seu lugar ao sol (note a piada política), o Japão adotou uma postura mais rígida para suas relações com o governo chinês com medo de ser desmoralizado na Ásia e isso abrir caminho para seus outros rivais.

Quer mais sorvete? Não foi o suficiente para você? Ótimo, tem mais! O protagonista da série, honrando seu manto shonen, critica abertamente a falta de um exército e também aqueles que não apoiam os militares, isso é claramente um discurso de anti-pacifismo (tudo bem, são gigantes sanguinários, mas lembre-se que podem ser países) e então (olha ele aí de novo!) Shinzo Abe critica constantemente o discurso pacifista da oposição.

Bem, as informações reunidas pelo ICECREAM foram essas. Por ser uma teoria polêmica e pelo sucesso de SnK é claro que o autor foi questionado pela imprensa sobre isso, mas em sua entrevista disse que a inspiração para o anime foi sua infância.

Meu caro leitor, cá entre nós, em pleno armamento desenfreado coreano e crescimento econômico chinês, além de uma crise econômica japonesa você acha que o autor abriria os portões da muralha assim?

Tirem suas próprias conclusões mas não esqueçam: isso é apenas uma teoria! O autor de Shingeki no Kyojin previu o futuro na sua infância, apenas isso!

Até o próximo grito.