• grupo radiojhero no facebook
  • chat

Hikari Comenta | Um olhar sobre o mangá The Legend of Zelda - Ocarina of Time

Data: Domingo, 21 de Janeiro de 2018 - 11:56h Autor: Saylon Kaguya comentários

destaque link

 

Em janeiro de 2018 aqueles que se anteciparam e fizeram a aquisição do título The Legend of Zelda - Ocarina of Time (Perfect Edition) junto às suas lojas favoritas puderam ter uma experiência mais do que aprazível a respeito de um dos mangás mais legais que a Editora Panini publicou nos últimos anos.

Simples, romantizado e nostálgico, a obra assinada por Akira Himekawa trás um olhar purista e quase caricato que o duo feminino destaca em seus traços. De personagem para personagem, a leitura que a mangaká fictícia faz sobre um dos maiores clássicos do mundo dos games é prazerosa e te convida a reviver todos os principais momentos das aventuras de Link no Reino de Hyrule.

A adaptação em mangá de Akira Himekawa é a mais conhecida e celebrada dentre as tantas outras disponíveis dentro da franquia produzida pela Nintendo. Lançada inicialmente com a saga Ocarina of Time, o mangá é composto de dois volumes, que a Panini aglutinou em uma única edição (e pretende fazer isso com os demais títulos da série) no que ela chamou de Perfect Edition.

De imediato é necessário dizer que trazer o mangá ao Brasil nesse formato foi o mais acertado possivel. Ocarina of Time é de uma fluidez narrativa tão simples que seria desestimulante ter que esperar dois meses para poder completar a trama em dois volumes. Reunindo tudo em um só - e ainda acrescentado as side stories - o mangá ganhou em volume e ofertividade para o leitor, que pode reviver de uma única vez os bons momentos do jogo de 1998.

 

capa panini

(Capa da versão nacional do mangá)

 

Sim, por falar nisso, está se comemorando em 2018 o aniversário de 20 anos desse game - o quinto da franquia e primeiro do Nintendo 64 - que até hoje é considerado como um dos melhores jogos de vídeo games de todos os tempos sendo o mais vendido daquele ano e o primeiro jogo eletrônico a ter conceito máximo nos sites das revistas IGN e Famitsu. No site Metratic somou 99 de 100 pontos (único a conquistar isso) e por duas vezes - 2008 e 2010 - o jogo foi listado pelo Guiness World Book como o jogo mais bem avaliado entre todos os jogos já avaliados por sites e críticos especializados. Além disso tudo, Ocarina of Time venceu o Grande Prêmio do Japan Media Arts Festival e seis prêmios no 2° Prêmio Anual Intercative Achievement Awards (incluindo o de jogo do ano) na época. Ao todo foram 7,6 milhões de cópias vendidas no mundo todo.

Por esses, e muitos outros comentários, Ocarina of Time é o grande marco para a franquia e homenageá-lo em formato deluxe é um presente que os fãs brasileiros ganharam no início do ano. O game só faz aniversário em novembro, mas 2018 já é uma vitória já que mais quatro volumes serão lançados adaptando os demais games em tomos bem finalizados.

A impressão que se tem ao conferir o conteúdo de The Legend of Zelda - Ocarina of Time (Perfect Edition) é de que não se trata de um mangá (mesmo que o traço e o formato de leitura indiquem que sim), pois o grande número de páginas (mais de 450 delas), com páginas iniciais coloridas, a capa com detalhes laminados e com lombada geometricamente informacional dão um toque a mais ao tomo que nos leva a ser caracterizado como um livro ilustrado.

 

mangá

(Uma das cenas mais marcante do mangá)

 

Sim, um livro ilustrado. Considerando os elementos internos do mangá - como quadrinização e finalização - há um predomínio de quadro recheados de informação visual e poucos diálogos. A ideia que se tem é que Akira Himekawa quis reviver os principais momentos da trama do jogo retratando-a o mais intuitivamente possível ao jogadores de Ocarina of Time. As personagens centrais, Link e Zelda, são as que ganham maior quantidade de feições e perfis estando sempre no centro dos quadrinhos como links (perdoe o trocadilho) entre as ações e conversas. Todas as personagens secundárias ganham seu merecido destaque (em especial Navi e Epona, companheiras de Link) e o avanço gradativo da narrativa para os pontos chave de cada fase ou quest do game original livram o leitor de uma enfadonha lição sobre o universo da franquia.

The Legend of Zelda - Ocarina of Time (Perfect Edition) é de uma leitura intuitiva onde você aprende com facilidade - ou relembra - cada momento do game e se aprofunda nostalgicamente nos desafios superados junto ao Herói do Tempo e sua ocarina mágica.

Um presente para quem há vinte anos jogou esse game e guarda na lembrança momentos especiais junto de Link, Zelda, Navi, Epona, Sarya, Impa e Ganon. 

Até a próxima e... Sayonara!

 

-----------------

* O mangá original foi lançado em 1999 pela editora Shogakukan.

* Originalmente ele foi dividido em dois volumes: Ocarina of Time e Hero of Time.

Se você fosse entrar para J-Hero, em qual cargo estaria ?
Locutor
Redator
Assistente Administrativo
Colaborador de Redes Sociais
Ver resultado

27 votos até o momento.

Happy Sugar Life - Trailer Video: Happy Sugar Life - Trailer
TOP - PARCEIROS:

Seja Parceiro! Nostalgia Jogos Online BANZAI ANIMES

+ Parceiros:

Hyrule Legends - Zelda.com.br Ow Scan Anime & Mangá SPLATOONBRASIL Tereza Costa Art Esquadrão Lunático Armazém Otome FênixSub Vocaloid BR Animes Infinity - 愛  Branitube Anime Freak Show RPG Maker Z Anime Valkiria Aenianos Fansubber Dragon Ball Z Fanson Fansub Anime Land Blog do Gusta OtakuBR - Mangás JBox

Clique aqui para ver a lista completa