Caro navegante/ouvinte da Rádio J-Hero que se aventura como leitor das nossas colunas e está aqui lendo mais uma Hikari. Você já deve saber, mas a Temporada de Primavera acabou. Em meio ao frenesi de sucessos como Shingeki no Kyojin 2, Shingeki no Bahamut: Virgin Soul e Re:Creators (os dois últimos ainda continuam!) nós – simples redatores – acompanhamos outros animes também no intuito de mantê-los informados dos acontecimentos e elaborar uma boa análise.

Desta feita, um anime em especial cativou três de nós. Este que vos fala (Saylon Kaguya) e os redatores Kurama-gil e Neto-kun. O anime em questão se chama Shuumatsu Nani Shitemasu ka? Sukutte Moratte Ii desu ka?. Como o fandom otaku pensa nos problemas que seria repetir essas frases que são populares em títulos originados em light novels ficou convencionado que seria melhor chamar apenas de SukaSuka (que Osamu Tesuka seja louvado! kkk).

Pois é esse Suka Suka que mexeu com três marmanjos de diferentes gostos e momentos sociais. Eu (Saylon Kaguya) sou um jovem solteiro e bem apessoado no auge dos 23 anos. Kurama-gil é um jovem pai de família com quase 24 anos. Já Neto-kun é um adolescente com quase 17 anos. Enfim, somos  amantes de um bom anime e vimos em Suka Suka um gosto em comum (claro que cada um defendendo seus pontos de vista).

Por isso lancei a proposta – e eles toparam – de fazer um Hikari Analisa comigo sobre Suka Suka. Após discutirmos algumas coisas chegamos num bom texto. Esperem que gostem!

A fim de facilitar a dinâmica do texto estarei sempre indicando que disse o quê ao longo do texto, mas para não perder o foco fica a dica: o Kurama-gil começa fazendo um amplo comentário, o Neto-kun complementa com destaque de cenas marcantes e eu encerro com chave de ouro (olha a pretensão do cara!) falando da trilha sonora e outras curiosidades.

Antes vamos conferir alguns dados importantes. Suka Suka é um anime de 12 episódios adaptados da light novel homônima escrita por Akira Kareno e publicado entre novembro de 2014 e abril de 2016, contando com cinco volumes ilustrados por Ue. Embora seja completamente melodramática, a light novel não é shoujo e sim shonnen (não pergunte o porquê) segundo a Kadokawa Shoten, sua editora oficial.

Sinospe:

Quinhentos anos se passaram desde que os humanos foram extintos pelas mãos das terríveis e misteriosas Bestas. As raças sobreviventes agora fazem suas casas em ilhas flutuantes no céu, fora de alcance de todos, exceto o mais móvel das Bestas. Apenas um pequeno grupo de jovens garotas, as Leprechauns, podem usar as armas antigas necessária para afastar a invasão dessas criaturas. A vida instável e passageira das meninas, onde um chamado para a morte certa pode vir a qualquer momento, surge um personagem improvável: um jovem que perdeu tudo em sua batalha final quinhentos anos atrás, o último ser humano vivo acordado de um longo sono congelado.

Vamos lá?

 

Comentários sobre SukaSuka

Oi! Kurama-gil falando aqui!
 
Sabe aquele anime que você não dá nada quando começa a assistir? Pois bem, foi essa a sensação que tive ao ver o primeiro episódio de SukaSuka, tirando os primeiros acontecimentos que mostram o oficial Willen Kmetsch saltando da nave para salvar uma garotinha e logo atrás dele Chtholly Nota Seniorious indo para salvá-los, – a princípio essa cena é meio esquisita ainda mais por não ter ligação nenhuma com o restante do episódio, – pois é apenas um gostinho de como vai ser o final. 
 
No decorrer do anime vemos uma tentativa de colocar um romance entre o oficial Willen e a pequena fada (ou leprechaum) Chtholly, tentativa essa que foi sem sucesso (ao meu ver), uma vez que o oficial é alguém mais maduro que ainda sofre com a perda de sua família e não pode fazer nada por estar em um sono profundo e Chtholly é uma fada jovem que sequer sabe o que é o amor, isso fica muito nítido em seus diálogos ao longo da história, mas ela não tem culpa, pois foi criada com um único propósito: destruir as feras e dar a sua vida pela a humanidade, ou seja, não podendo ter sentimentos muito visíveis que poderiam atrapalhar durante a batalha. Na minha visão um romance que seria mais aproveitável seria a do Willen com a Nygglatto, pois ambos exercem um papel materno e paterno com as fadas.
 
A forçação de barra vai até o ultimo episódio, que milagrosamente da certo, e aí meus amigos começamos a ver a cena mais épica de todo o anime. Vemos a motivação de Willen que, como um bom protagonista, não se importa com suas feridas (que não são poucas) e vai para cima das feras de mãos vazias (sem nenhuma arma) mostrando toda sua força, e em seus fleshbacks podemos ver a importância que a Chtholly foi ganhando em sua vida, ele até chegou a pedi-la em casamento, mas às vezes me pergunto se ao fazer aquela declaração se ele fez de todo o coração por gostar mesmo dela, ou se fez porque ele sabia do destino dela e queria fazer seus últimos dias serem mais felizes, porque querendo ou não sabíamos que ela iria morrer.
 
(Cena cheia de emoção essa daqui!)
 
Voltamos então para a cena que vimos no primeiro episódio, Willen pulando para salvar a Nephren sem hesitar e a Chtholly indo atrás deles e os salvando de virarem “pastéis”. Os acontecimentos começam a ir por um rumo que vi em poucos animes, a sensação de que a coisa não ia acabar bem fica cada vez mais forte e para acabar com nossos corações de vez, os personagens começam a falar da importância um do outro, mas não de uma forma simples e sim um completando a fala do outro, essa cena fica difícil de não cair em lágrimas, pois estamos vendo Chtholly lutando (se suicidando melhor dizendo) e o oficial Willen mais uma vez não podendo fazer nada para a salvar, até que ele aceita sua situação e meio que “se conforma”. Tudo acaba com um obrigado e a suposta “morte” de Chtholly e Nephren e o sumiço do oficial. 
 
O que salva o anime todo é o ultimo episódio, que para mim deveria ter alguns minutos a mais, pois ficou tudo muito aberto e nada foi explicado, nem sabemos se as fadas realmente morreram, e se elas estão na superfície apenas com ferimentos graves? Lembrando que foi apenas a primeira temporada e tenho minhas dúvidas se terá uma segunda, pois os episódios em geral foram muito mornos, deixando a ação e os sentimentos verdadeiros para o final. 
 
Espero com todo o coração que venha logo uma segunda temporada para deixar mais claro o desfecho dos nossos dois protagonistas. 
 
 
 
Momentos marcantes de SukaSuka
 
Oi! Agora é o Neto-kun falando aqui!
 
Optei por destacar os momentos que (ao meu ver) foram os mais emocionantes ao longo desses doze episódios. Que tal conferir?
 
1. Noite ao luar
 
Nessa cena nós vemos os dois protagonistas em seu primeiro momento de ''paixonite" além de nos revelar habilidades desconhecidas de Willem. Esse momento também nos mostra toda a decepção que Willem trás de seu passado angustioso. Nesse momento Chtholly passa a possuir mais confiança no humano, ao mesmo tempo em que se apaixona por ele. Essa foi a primeira cena do romance que mais tarde acabaria com um final impressionante e ao mesmo tempo clichê em alguns sentidos.
 
 
2. O pedido de casamento e a horrenda descoberta
 
Ao longo de várias cenas cotidianas e da perda lenta e dolorosa das memórias de Chtholly, há uma reviravolta: a descoberta de Willem, que passa a saber da verdade por trás das ''bestas'', ou seja, que elas foram criadas a partir de humanos. Isso fez com que o protagonista se sentisse inseguro e acabou por fazê-lo tomar uma decisão inesperada: pedir Chtholly em casamento, para que assim os dois seres que estavam se aproximando do fim de seu relacionamento, pudessem ter um final feliz. Essa foi umas das melhores cenas de SukaSuka, pois mostra a quebra de ''amarras'' que seguravam Willem em seu relacionamento com Chtholly e assim o protagonista consegue avançar, e se aperfeiçoar um pouco mais (tudo bem que ele estava meio em desespero).
 
 
3. O último suspiro de Chtholly
 
Essa foi sem dúvida a mais impressionante, pois nos mostra a última faísca do que ainda restava de Chtholly, que ficou com seu ''marido'' para sempre, e até o fim, como ela e ele haviam prometido. É uma cena que vale a pena conferir muitas vezes, o sangue que expurga em seu olhos toma o formato de uma lágrima que simbolizava o adeus, a toda sua vida, suas lembranças, seu amado e a ela mesma, se sacrificando para proteger quem ela mais amava e confiava. Não se sabe muito do destino de Willem, mas o que sabemos é que o sentimento trasmitido por Chtholly ficará em seu coração para todo sempre. E a luta contra as bestas ainda está apenas começando….
 
 
 
Curiosidades e Trilha Sonora
 
Agora é o Saylon Kaguya falando!
 
Tenho que dizer que embora eu e os meninos tenhamos alguns pensamentos diferentes a respeito de acontecimentos na narrativa, mas admito que o que eles falaram e destacaram é exatamente como eu penso também. Concordo plenamente com Kurama-gil quando ele diz que Willem não combina com Ctholly. A bela troll Nyglatto é alguém que realmente merece ser amada pelo oficial. Serena, materna e sedutora, Nyglatto é quase o esteriótipo da Yamato Nadeshiko (se não fosse o fato de ser uma troll que vez ou outra ameaça devorar pessoas). Ela foi a primeira a encontrar Willem – quando ele ainda estava congelado – e pode se dizer que é a mais antiga das amigas dele desde seu despertar. Acho até que Willem é muito frio com ela devido ao fato de serem de raças diferentes. Ele foi muito grosso ao recusar a confissão dela (Isso não se faz oficial!)
 
(Como não amar essa coisa linda? Willem vacilou total!)
 
 
O que é engraçado também é o fato de que a narrativa alimenta uma romance entre uma jovem de 15 anos e um homem de mais de 500 anos. A primeira vista alguém pode alegar que é pedofilia e tal. Sim, devemos sempre ter atenção nas mensagens dos animes e mangás para evitar que esse tipo de coisa passe despercebida. Contudo em Suka Suka o sentimento de amor que é trabalhado é algo muito puro para que venha a ser considerado como pedofilia e etc. Willem custou muito a aceitar que estava apaixonado pela fadinha justamente por saber que a diferença de idade (e experiência de vida) poderia ser uma barreira para um relacionamento entre eles.
 
Polêmicas à parte podemos dizer que é um romance bonito (mesmo nossa preferência ainda sendo a Nyglatto). Outra curiosidade está no lado sombrio da trama. Em meio a todo o melodrama entre Willem e Ctholly temos uma carga obscura de acontecimentos no universo de Suka Suka. A extinção dos humanos, a destruição da Terra, a aparição das bestas… Pelo que se pode apurar com o anime sabe-se que as bestas que surgiram na Terra são os humanos transformados. Como isso aconteceu? Ao que parece isso está relacionado a uma mistura de ciência e magia (alquimia) desenvolvido por alguns humanos que buscavam a soberania sobre todas as demais raças com quem conviviam.
 
Mas e então o que mais de tão obscuro existe na trama? Bom, tem a forma como as fadas nascem. Elas são como uma espécie de homúnculo onde almas de crianças que não nasceram ou morreram novas demais são aprisionadas nos receptáculos. Mas aqui uma confusão. A alma no corpo de Ctholly é a mesma alma de uma das bestas enfrentada por Willem e seus amigos no passado. 
 
Logo eu acredito que as leprechauns são uma evolução da tecnologia usada para criar as bestas. O venenum (a força que contra a energia vital delas) é a maior prova disso. Elas vão se transformando com o passar do uso dessa força ao ponto de perderem suas identidades para as almas usadas na sua criação. Outra curiosidade aqui é que a fada Ithea Myse Valgurious (a com aparência de furry) na verdade já não existe. A alma original assumiu após o uso de muito venenum, mas ela esconde esse segredo de todas graças ao diário deixado por sua outra eu antes de desaparecer. Muito triste!
 
Para encerrar as curiosidades e falar da Trilha Sonora… Suka Suka tem uma sequela: a light novel Suka Moka(não vou escrever a frase título!) que dá a sequência na trama e nos revela o destino de Willem, Ctholly e Neprhen. Essa por sua vez tem três volumes publicados até o momento, logo (dependendo da venda dos BDs) quem sabe não teremos uma season two? Muito difícil isso acontecer.
 
Agora falando da OST do anime. Tatsuya Kato é o compositor do anime. Atauante desde 2006 no ramo ele é famoso pelas OST de animes como Mirai Nikki, Medaka Box, Campeone!, Fate/Kiled Iiner Prisma Illya, Free! e Shokugeki no Souma.
 
Mas a OST chama a atenção mesmo por causa de algumas faixas como essas três aqui:
 
 
 
Destaque para Always in my Heart que é a canção-tema da trama e me consquistou desde o teaser-trailer no início do ano. Ouça!
 
 
A canção Scarborough Fair é uma mistura de uma belíssima lira com outros instrumentos típicos da música medieval europeia. É com certeza uma das mais melódicas da OST. Ouça!
 
As três canções são interpretadas pela solista japonesa Tamaru Yamada cantora e atriz que já desenvolveu trabalhos em comerciais de TV e em doramas para o grupo NHK (jnfelizmente não encontrei a primeira da lista para podermos ouvir). Além dessas canções não podemos esquecer da opening DEAREST DROP – interpretada por Azusa Tadokoro – e a ending From – interpretada pela banda True. E assim finalizamos nossa matéria sobre Suka Suka. Espero que tenham gostado de nossa análise conjunta com comentários e curiosidades. Na próxima temporada podemos repetir a dose. Até a próxima e… Sayonara!