Parabéns! Parabéns! Temos muito que comemorar! Em 7 anos já vivemos diversas experiências e aventuras. Seja na nossa programação acompanhado de DJs cheios de animação e histórias a contar, seja no nosso site onde eu e meus companheiros cumprimos missões impossíveis para trazer as mais importantes informações ao leitor…

Uma coisa é certa: se celebramos nesta semana 7 anos de Rádio J-Hero isso é porque algo nos uniu. Quer seja gamer, k-popper, cosplayer, fanzineiro ou apenas um otaku “de boas” todos tiveram uma paixão em comum chamada animes.

Sim, porque no Brasil nada é mais representativo – em relação à Cultura Pop Japonesa – quanto os animes, que ajudaram a compor esse universo cultural que trasmitimos via streaming ao longo desses 7 ciclos para todos os lugares do território nacional e além-mar.

Pensando nisso, a nossa equipe está promovendo uma série de matérias especiais baseada no tema escolhido para este aniversário: Em 7 anos de J-Hero vamos falar do 7! (Isso nunca foi oficializado assim. O tema proposto é exatamente esse mesmo, mas o nome…)

Para os amigos e redatores Lunei e Kushina isso deu muito “pano pra manga”. No brainstorm eu varei a madrugada promovendo uma enciclopédia cabalística de participação do 7 em nosso dia-a-dia (A Kushina me odiou muito por isso, e o Lunei fez aquele texto lindo de aniversário que você pode ver aqui!)

A Hikari decidiu então falar sobre essa cola que nos uniu e o faz a cada dia: animes. Para ser mais específico, 7 curiosidades sobre o 7  em 7 animes!

Então vai ser assim: para cada curiosidade um anime onde o 7 está presente. Vamos!

1.  Número da Perfeição // Saint Seiya

O número sete representa a totalidade, a perfeição, a consciência, a intuição, a espiritualidade e vontade. O sete simboliza também conclusão cíclica e renovação, mas justamente por representar o fim de um ciclo e o começo de um novo, é um número que também traz a ansiedade pelo desconhecido.

Pensando nisso que o primeiro anime a ser citado é Saint Seiya (Os Cavaleiros do Zodíaco). Quem não lembra que logo no primeiro desafio dos “Bronze Boys” o inimigo detinha um poder perfeito conhecido como 7º Sentido. Uma habilidade realmente condizente com a ideia de perfeição da simbologia do número. SÉTIMO (7°) e SENTIDO – que é escrito com 7 letras – e representavam a totalidade dos poderes advindos do cosmos e levaram os Santos de Atena a inúmeras vitórias.

Infelizmente Masami Kurumada (autor da série) se desapegou do conceito. Na Saga de Hades – fase final da narrativa – ele introduziu o Arayashiki/Hachishiki, que seria o 8º Sentido superando os limites da vida.

2. Número de Mistérios // Fairy Tail

Na Bíblia, o número 7 tem forte presença. O livro do Apocalipse é cheio de referências a ele, só no Velho Testamento ele é citado 77 vezes. A Cabala é outra doutrina espiritual onde ele se faz muito presente e pode ser sinônimo de benção ou maldição, sorte ou azar… Enfim, um número que precede o sagrado e o profano, um número de mistérios.

Fairy Tail pode não ter nenhuma ligação com o 7, mas se você um bom observador deve saber que para a construção da narrativa o número tem seu valor. Afinal foi no dia 7 do mês 7 do ano 777 que os dragões desapareceram deixando para traz séculos de histórias e seus amados filhos: os dragon slayers.

3. Número de Pecados // Nanatsu no Taizai

Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais trata-se de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do crstianismo, mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os institntos básicos do ser humano.

Gula, Ganância, Luxúria, Ira, Inveja, Preguiça, e Vaidade são os Sete Pecados Capitais.

Nanatsu no Tazai (que literalmente significa Sete Pecados) é na atualidade o maior exemplo de anime com referência a essa particularidade do número 7, mas se pode citar outros como Fullmetal Alchemist Brothehood

4. Número de Heróis // Samurai Seven

É lógico que no Japão o número é cheio de significados. Enquanto todos no Ocidente se prendem a alusões do imaginário religioso e exotérico, lá eles tem nesse número a figura de heróis. Tanto que Akira Kurosawa, cineasta famoso, cria os Sete Samurais (filme de maior expressividade no mundo sobre o gênero Shambara Eiga – “filme de luta com espadas” – nascido no Japão.) para ressaltar esse valor cultural.

É claro que o filme posteriormente foi adaptado para animação com o título Samurai 7. Um colosso de bom!

5. Número de Mistérios II // Yu-gi-oh!

Como já citei no tópico 2, esse número 7 é cheio de mistérios! Tanto que está diretamente ligado a magias ocultas e sincretismo de religiões. No catolicismo temos as 7 dores de Nossa Senhora, no Candomblé as 7 linhas de Orixás e que se faz presente no sobrenome do “Homem mais perverso de todos os tempos”, Aleister CROWLEY, pai da Thelema – doutrina mais conhecida de magicismo dos tempos atuais.

E se o assunto coisas ocultas, Yu-Gi-Oh! é o anime ideal. São sete as Relíquias que conduzem os duelistas ao Jogo das Trevas: Enigma do Milênio, Vara do Milênio, Chave do Milênio, Anel do Milênio, Colar do Milênio, Balança do Milênio e o Olho do Milênio. Note que a palavra milênio se repete 7 vezes e possui 7 letras.

6. Número de Destino ou Coincidência? // Digimon

Às vezes não tem nada de tão místico por detrás do número 7. Somos nós que criamos tudo, afinal de contas 7 dias da semana, 7 cores do arco-íris, 7 Maravilhas da Humanidade, 7 mares – que na verdade são oceanos -, uma casa com 7 mulheres, a Independência da nação em um dia 7… Ninguém pensou nisso! Apenas aconteceram e são! Mas pode-se encarar tudo isso como DESTINO.

Bom, ou você quer me fazer acreditar que 7 crianças era mesmo o número exato de digiescolhidos que iriam ao Digimundo? É óbvio que não! A Kari mostrou depois que tudo não passou de uma mera coincidência. Damos tanta importância ao número 7 que esquecemos que sua pronúncia é derivada de SETH (deus egípcio do caos) o que ainda assim não explica nada dessas coincidências.

7.  Número de Mentira // Fate Stay Night

É certo que para alguns ele dá sorte, para outros azar. Não se pode negar isso! Várias coisas ao nosso redor são compostas de 7. O DESTINO, o MILAGRE,  a ENERGIA… Se existe um número que desperta atenção, curiosidade e crendices, sem dúvida este é o 7. Talvez um dos “culpados” seja Pitágoras, por ter afirmado que o sete é um número sagrado, perfeito e poderoso, além de mágico. Ele só não disse que é também considerado o número da mentira.

Que o diga Shiro Emiya que entre 7 mestres com seus 7 servos encontrou sua paixão, mas viu todos seus sonhos se dissipar ante ao caos místico provocado por uma Guerra com 7 desejos e razões. Sete vezes,  sete vezes assistirei Fate Stay Night, mas sempre me deixarei abater pelo amor do nosso herói pela magnífica Saber. Tudo em um mundo envolto em segredos e mentiras!

Mas chega dessa patacoada de 7 por aqui! No fim, o sete (7) é apenas um algarismo arábico natural que segue o seis (6) e precede o oito (8). Além disso é o quarto número primo, precedendo o onze (11). O que realmente importa!

Feliz Aniversário Rádio J-Hero! Esse é o presente da Hikari para todos!