Como bom otaku, sei qual a importância dos mangás para a nossa existência, boa parte dos animes, game, action figures, card games etc., que consumimos são originários das produções artísticas de pessoas comuns que se tornam grandes artistas graças a seus traços e enredos super produzidos, mas eu não sou apaixonado por mangás!

Acho que porque também nunca fui muito fã dos HQs, quando se trata de leitura, acredito que aquele amontoado de linhas em preto e branco numa página inteira me seduzem muito mais e eu gosto de imaginar a cena!

Não é a mesma coisa quando se trata de animes, quando os traços dos mangás "ganha vida" e com isso quero dizer, movimento, cores e sonoridade sou outro tipo de pessoa, eu Sou fã declarado de animações!

Mas não posso negar que leio mangás! Não os colecionos ou considero o elemento primordial na minha carreira otaku, contudo sei o valor que eles tem.

Confesso também que gosto de estar sempre antenado nas novidades, e os mangás estão aí para isso, por isso venho comentar aqui esta semana de 19 à 25 de abril de 2015, que para os mangakás, os fãs, e a crítica especializada (nós da J-Hero) jamais vai presenciar com tanta intensidade (sei que estou exagerando!), como alguns amigos meus do curso de Comunicação já disseram nas redes sociais: "Abril de 2015 será o mês mais nerd/geek – e por que não otaku – da história da mídia de entretenimento!"

Tudo isso por causa desses quatro títulos:

ONE PIECE

NARUTO

FAIRY TAIL

BLEACH

Os quatro shounens mais comemorados dos últimos dez anos fizeram desta semana um frenesi só! Cada um com seus elementos narrativos! Eu particularmente só não acompanho Bleach (depois de decepções com Tite Kubo abandonei a leitura fiel, mas estou sempre por dentro de tudo).

Vou comentar aqui cada um dos destaques que cada mangá trouxe, e dizer o porque que esta semana jamais se repetirá (continuarei exagerando!)

 

1. ONE PIECE

Comecemos pelo mais vendido e mais aguardado da semana (admitam que isso são verdades absolutas seja para o bem quanto para o mal), a expectativa inteira se resumiu em uma única expressão:

A quarta marcha, a mais nova habilidade do futuro Rei dos Piratas, Monkey D. Luffy, deixou pasmo muitos dos leitores do mangá, que no capítulo 783 viram suas vidas serem obliteradas com um anúncio de hiato por 7 dias! Então, quando foi na terça-feira (quarta aqui no Brasil) vimos um Mugiwara a la Mr. Hide (personagem da literatura inglesa de autoria de Robert Louis Steverson) no capítulo 784, o "gorilão" em que Luffy se transformou foi algo realmente típico de Eichiro Oda e em uma palavra: obletrador.

Sou levado a crer, que nem mesmo Mr. Crocodile e Robbi Lucy apanharam tanto quanto se espera que Doflamingo sofra, contudo, a nova habilidade não correspondeu ao frenesi do mangá anterior.

É reconhecido que o "novo poder" é extraordinário, mas muitos fãs (e eu ouvi vários antes de escrever) disseram estar decepicionado com o resultado, às vezes Oda se deixa levar muito pelo humor e acaba tornando cenas épicas em pontos de críticas e discussão por parte de fãs e haters.

Em todo caso, foi um bom mangá! Minha esperança, que não foi atendida, para o Gear 4, era que Luffy se inspirasse no Vergo e ficasse com o corpo todo coberto pelo Haki do Armamento. Mas fazer o que né? Só desejo agora que o arco de Dresrossa termine, porque gente! Já vai fazer mais de um ano!

 

2. BLEACH

Como já disse, não acompanho mais Bleach, mas estou por dentro da sequência da narrativa (pelo menos acredito nisso!).

O destaque com toda certeza foi o capítulo 624 com a reaparição de um dos personagens mais falado e amado pelos seguidores da obra de Tite Kubo: o Espada n°6, ex-adjuca, Grimmjow Jeagerjaquez.

O cara é só o mais metido e respeitado Hollow do Hueco Mundo, as camisetas e demais itens com o rosto dele estampados espalhados pelo Japão, Brasil e Mundo ratifica o que estou dizendo.

Não quero me estender muito nessa história, mas o que posso dizer é: Kubo sabia que a semana ia ser bem competitiva, então nada melhor do que programar este fato para o momento, pois só assim o mangá não teria um número baixo de procura lá na Terra do Sol Nascente.

 

3. FAIRY TAIL

Hiro Mashima que o diga! Programou dois capítulos! Algo raríssimo no mundo dos mangás para a semana! Abrindo com chave de ouro os trabalhos do arco Avatar, Natsu e Lucy descobrem o que Gray fazia mancumunado com uma guilda das trevas.

Nos dois capítulos (429 e 430), além da revelação de que Gray não foi corrompido pelo mal, temos o retorno da "Titânia" Erza Scarllet.

Você pode até dizer que isso não é nada de mais, mas veja bem: É o começo de um novo arco, para quem acompanhou ou está acompanhando o arco da Tartarus (que deve começar agora em maio na TV), esse foi uma boa jogada, pois fez o link perfeito com o arco anterior e mostrou que Fairy Tail (depois de muitas idas e vindas) finalmente se acertou de fato como um bom shounen (mesmo com a crítica pesada por parte de haters).

Só tenho a dizer, que Fairy Tail está sendo para mim o mangá mais legal do momento. Só peço ao Hiro Mashima que conclua esse arco o quanto antes, meu coração não vai aguentar se eu ver a Juvia sofrendo mais um pouco por causa do babaca do Gray.

Desejo sorte para ela, pois, por mais que ele não mereça, soi defensor de um JUGRAY/GRAYVIA, como queiram!

 

4. NARUTO

Esse eu confesso que foi o mais surpreendente da semana! Primeiro porque eu não estava esperando (me passou despercebido confesso).

Segundo, porque o que foi a treta plantada logo no primeiro capítulo?! O meu feed de notícias no Facebook ficou lotado de piadas e memes sobre o assunto e pergunto de cara para você: Uchiha Sarada é filha da Sakura ou estamos vivenciando situações para Casos de Família ou Teste de DNA do Ratinho? Quem Sabe João Cléber e o Teste de Fidelidade expliquem!

Risos à parte, tenho que dizer, que o capítulo 01 deste Gaiden (que aqui no Brasil ficou registrado como capítulo 700.1) vai render muito, mas deixa que isso eu comento isso em outra matéria!

É isso! Esse são os meus comentários sobre os mangás desta semana de 19 a 25 de abril de 2015!

Deixo a peteca para vocês: Foi ou não foi uma semana para nunca mais se repetir? Isso prova o poder dos mangás.

Até mesmo eu, que não sou um amante desse tipo de mídia não posso deixar de dar toda a minha atenção para este episódio midiático tão marcante, acho que está foi a semana em que mais li as páginas dos scans na web, Li, reli, li de novo… Enfim!

Até a próxima Hikari!