Eu vi Beck pela primeira vez no fim de 2012, peguei emprestado os DVDs com um amigo e apesar de não ter visto alguns episódios na época, pois os DVDs estavam arranhados (para minha infelicidade) mas mesmo assim continuei a assistir e pude acompanhar o anime até o final sem mais complicações.

Eu gostei muito de ter assistido novamente em meu computador, finalmente pude ver todos os episódios, e senti a mesma emoção alias desta vez eu pude sentir de verdade o que ele quer passar e cheguei a sentir a música a fluir dentro de mim, bom sem mais enrolações e vamos para o que interessa.

Enredo:

O que falar de Beck… Bom, ele é um anime que retrata a vida de um colegial que conhece um guitarrista através de um salvamento canino, após isso eles se conhecem até virarem amigos.

Após algum tempo ele acaba conhecendo a irmã mais nova desse amigo e entra para o mundo da música, inicialmente ele só escuta música mas com o tempo ele pega o gosto por tocar instrumento e  ele começa por tocar guitarra, sua primeira apresentação é num festival local que tem todo ano perto de sua casa.

 Nesse meio tempo, a banda Beck já se formou mas não estava tendo toda química necessária ainda para alcançar o sucesso, a banda estava tocando seus primeiros lives em casas de Show por toda cidade e vários outras coisas aconteceram, mas não vou continuar a contar senão estrago a história toda como diria a DJ Dini (rsrsrsrssrs).

Personagens principais:

O anime de Beck possui muitos personagens e bem desenvolvidos, cada um com sua importância no desenvolvimento da obra, abaixo estarão os membros da banda e outras duas personalidades importantes.

Tanaka:

Garoto que no começo tem 14 anos, ele vira amigo de Ryuusuke após salvá-lo de uns meninos que estavam o maltratando, é uma pessoa dedicada e sonhadora, após um certo tempo vira vocalista e guitarrista da banda Beck e volta a ser amigo do fundador do Beck após um desentendido.

Beck:

Cachorro estranho, é constituído de várias partes de outros cachorros tornando-o único, é bastante energético e não gosta do Tanaka por algum motivo, ele gosta de passear sem seu dono e de dormir, foi inspiração para a criação do nome da banda.

Ryuusuke:

Guitarrista que já foi integrante do DyBree e da banda Serial Mama, sai do Serial Mama por desentendimento com o outro guitarrista e promete que vai formar a melhor banda que já existiu, tem um passado misterioso por causa da sua guitarra chamada Lucille e o meio que ele a conseguiu, é o fundador do Beck e guitarrista da banda.

Maho:

Irmã mais nova de Ryuusuke e tem a mesma idade do Tanaka, é bastante extrovertida e gosta muito de comer, acompanha o seu irmão nos lives e gosta de ficar com o Tanaka para conversar, além disso ela é popular entre seus colegas de classe e frequenta um colégio onde conhece várias celebridades da televisão.

Taira:

 Baixista que já participou de várias bandas e só entra em uma, quando sente que ela vai fazer sucesso e que tenha uma boa química, é uma pessoa esforçada e talentosa, só aceita o convite de Ryuusuke depois de ouvir o vocalista oficial, obviamente ele é o baixista do Beck.

Chiba:

Colegial que gosta de ouvir Hip-Hop e rock, conhece o Ryuusuke através de uma dívida e ainda Ryuusuke não pagou, é convidado a ser o vocal após uma partida de beisebol e aceita o convite, é uma pessoa energética e não leva desaforo para casa, seu sonho é montar a melhor barraca de lamen, é o principal vocalista do Beck.

Saku:

Amigo de Tanaka, frequentam o mesmo colégio e dividem a mesma admiração pelo DyBree, ele é uma pessoa calma e dedicada, ele treina bateria desde pequeno junto com seu irmão mais velho e atualmente toca profissionalmente na banda Beck como baterista.

Ficha técnica:

Beck: Mongolian Shop Squad, ou simplesmente Beck, é uma adaptação de um mangá publicado em 1999 pela revista Shonen Magazine e a estreia do anime se deu em outubro de 2004 e terminou em março de 2005, o anime foi produzido pela Madhouse (Death Note, No game No Life e Wolverine- the anime) e passou os 26 episódios na TV Tokyo.

Sua versão mangá é escrita e desenhada por Harold Sakuishi, o mangá foi publicado desde 1999 até 2008 e compilado em 34 volumes.

Tanto no mangá quanto no anime fazem referências às grandes bandas de rock e também a marcas famosas, englobando de uma maneira geral esse universo.

Fora o anime e o mangá, Beck tem um longa adaptado em live-action (me surpreendi quando eu vi isso, foi um amigo meu que me passou, o mesmo que me emprestou o mangá de prohecy), além de tudo isso, ele teve uma exibição no Canadá, EUA, Fança, Itália e outros países confirmando sua popularidade.

O sonho dos palcos:

O que dizer de Beck?

Isso é uma pergunta fácil de se responder, mas ao mesmo tempo é complicado de se explicar, pois não e algo que se possa dizer com palavras e sim sentir com o coração.

Porém tentarei transformar esta sensação em palavras, a principal mensagem de Beck é acreditar, não acreditar que vai fazer sucesso ou coisa do tipo, mas acreditar em teu potencial e ver que é capaz de fazer coisas não só por você e sim pelos outros.

Querer dar o melhor de você para as outras pessoas se sentirem melhor e fazem isso através das músicas, cada integrante acredita em seu objetivo mas unem seu sonho para tornar Beck um sonho possível.

Outra coisa a ressaltar é expressar os seus sentimentos através das letras e das composições das músicas, sentimos o que o personagem sente, ficamos ansioso pelo que acontece, pois é uma história que pode ser tornar realidade apesar das dificuldades, basta apenas acreditar em seu sonho que ele pode se tornar realidade.

Se você não tem um sonho, busque-o e se tiver um sonho e não acreditar nele é bom lembrar, que por mais que não acredite nele, o seu sonho acredita em você. ( ^^)

 Bom…vou me despedindo por ora e espero que tenha gostado desta análise, se gostou, quer criticar ou quer sugerir um anime é só comentar para que a Rádio J-Hero fique cada vez mais do seu jeito e do seu gosto.

E uma última pergunta, qual teu sonho?

Antes que eu esqueça, há uma outra análise feita pela redatora-chefe da rádio, a ilustrissíma Musa-sama (eu não esotu puxando o saco dela).