Creio que quase todo mundo que procura por anime novo deve ter passado por isso. Procurar um site com determinado acervo de animes e busca um pelo gênero, ou uma recomendação, mas ao olhar em sua classificação se depara com cerca de seis ou mais gêneros e fica um certo receio sobre a qualidade do anime.

Faixa Etária

A primeira coisa a entender é sobre a classificação etária (idade mínima) japonesa para animes que é diferente das demais.

Vamos começar com Shounen, que é o estilo mais procurado e conhecido.  A referencia Shounen não é somente para um estilo, mas também a faixa etária que afirma que o anime é indicado para crianças até 15 anos do sexo masculino, por outro lado em alguns sites de acervo de animes querem indicar que também este possui cenas de luta.

Shoujo é o estilo voltado para crianças do sexo feminino, diferente do shounen esse estilo pode ser voltado para garotas adolescentes ou até adultas por ter  uma temática romântica levando a diferentes situações dos personagens principais. Contando em grande parte dos animes que segue esse estilo, Shoujo traz, em sua maioria, bishounens (homens bonitos).

Josei em sua maioria das vezes é mais recomendado em mangás, pois trata de um tema para mulheres adultas. Existem uma quantidade significativa de Josei em quesito anime.  Em grande parte dos animes que levam sua classificação, entra como um tema romântico da mesma forma que Shoujo, mas levando uma temática mais adulta.

Seinen é o estilo que, particularmente, é um dos melhores estilos por ser direcionado a homens adultos, seinen traz uma temática mais complexa do que shounen. Claro que isso vária de anime para anime e mangá para mangá.

Ao ver uma classificação etária como seinen, na maioria das vezes pode-se ver conflitos pessoais que fazem referencia a idade e maturidade e em algumas ocasiões sexo. Este estilo é um dos mais procurados para adaptação para Live Action, pode-se notar com Gantz e outros.

Gênero

Falamos das classificações etárias e os gêneros que elas indicam, mas e os gêneros propriamente ditos? Várias são as ocasiões em que nos deparamos com um gênero que muita das vezes não esta relacionado com o que procuramos, ou que não tem muito haver com o anime.

Um deles é o estilo ecchi, como a grande maioria já sabe, ecchi é um estilo que faz apologia ao sexo, mostrando calcinhas e demais partes íntimas das personagens femininas, esse gênero é voltado mais para homens, em alguns casos existem mangás ecchi para mulheres.

 Um sub estilo de ecchi é o harém, é considerado um ecchi harém quando mais de três personagens do sexo feminino gostam do principal. Existe o chamado harém às avessas em que vários homens gostam da personagem principal, vê-se pouco desse estilo as avessas.  Existem vários tipos de ecchis, contudo não irei expor todos.

Para os amantes de sangue existe o Gore, um termo indicado para animes que possui muita violência e sangue. Ao ver um anime com essa categoria espere que terá litros de sangue jorrando em sua tela.

O gênero mais procurado dentre os japoneses, é o Novel, indica o nome novela, mas não se preocupe que não é do tipo novela brasileira, esse gênero vem consigo a indicação de que o anime foi baseado em um Novel (livro, mas com uma temática voltada para a animação).

Diferente do anime baseado em Mangá. Variando entre Visual Novel (jogo com a temática anime, você sendo o personagem principal irá seguindo pelas chamadas rotas, que irão variar o  final dependendo da sua escolha nas respostas no decorrer do jogo) e Light Novel ( livros que variam de gênero e faixa etária, contando a vida do personagem principal).  

Novels não são bem indicados como um gênero, por possuírem os mesmos gêneros que um mangá ou anime, quando ver na classificação de um anime que ele foi baseado em um Visual Novel, a maioria das vezes ele terá um final simples que cai para o status quo (começa e termina na mesma) esse tipo de anime  é voltado para aqueles que querem jogar o game do anime, para ver todas as possíveis rotas que ele oferece. Os que são baseados em Light Novels possuem um roteiro, na maioria das situações, mais bem planejado.

Em controvérsia, irá existir em determinados episódios do anime que ele fará uma pequena indicação de algum fato que ocorreu no Light Novel, deixando a entender somente os que o leram.

É como uma pequena piada interna.  Por serem, em sua grande maioria, muitos volumes, fica a cargo do roteirista do anime colocar somente os fatos mais importantes deixando assim de lado, ou até fazendo uma referencia a certas coisas que aconteceram no Light Novel. Um grande exemplo é Infinite Stratos e Kyoukai Senjou Horizon.

Fora os gêneros falados acima os demais serão os usados em todo o mundo:  Ação, Sci-fi, Romance e etc.

Dependendo do anime que você achar ele pode ter gêneros e classificações que pode até ter uma controvérsia, por exemplo: “Shoujo, ecchi, Ação e Gore”. Não existe uma regra básica para saber qual é o gênero que o anime irá seguir. O mais sensato a fazer é ler a sinopse e deduzir por si mesmo.

Várias são as vezes que achamos que um anime que é de um determinado gênero ele é cotado como outro. Tudo varia de acordo com o site que você estará adquirindo-o. A qualidade do anime não é indicada por seu gênero, classificação pode até ser, mas escolha um com o seus gostos.