KA-ME-HA-ME-HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! E é com esse famoso poder que a Despertando Sentidos de hoje começará. Agora iremos falar um pouco sobre o maior guerreiro conhecido no universo dos animes: o Goku.

Claro que essa é minha opinião. Normalmente quando penso em Goku me vem logo à cabeça “Não há quem ganhe dele”. Faço comparações absurdas e acabo rindo logo após. Mas isso varia de pessoa pra pessoa e como o anime em si marcou a vida dela.

Espero que estejam gostando de minha lista especial de personagens favoritos. Desejo a vocês uma boa leitura e que cada um de vocês se deixem levar pelo momento e pelas emoções. Então, vamos começar!

Desde que me lembro, eu corria da escola para casa, às vezes matando aula, para assistir Dragon Ball (isso inclui, também, o Z e o GT) na tevê. A emoção contagiava geral, e eu sempre tentei dar o Kamehameha. Isso é desde o tempo da Band Kids até hoje. “kkkkkkk” ‘-‘

Torna-se importante falar um pouco da história de Goku, um personagem marcante que virou símbolo de animes e mangás por todo o mundo. Por isso, falarei sobre o mesmo destacando os pontos que eu julgo forte e fracos.

Para começar, Goku foi criado por Akira Toriyama e foi inspirado em um de seus personagens, chamado Tanton, que é protagonista de Dragon Boy. Ele foi criado para parecer com um garoto humano, contudo Akira o criou, também, com um rabo.

Mais a frente, na história, foram adicionados outros personagens, como Mestre Kame e Kuririn, mas isso foi devido aos leitores da época, que criticaram Dragon Ball porque era muito simples.

Com isso vieram os torneios e o foco em combate. Os fãs, por sua vez, já viviam “prevendo” o que iria ocorrer (quem venceria o torneio), sempre imaginando ser o Goku, e isso incomodou Akira, que fez com que ele só ganhasse seu terceiro torneio.

Outros personagens, de outros planetas, acabaram por fazer Akira mudar de ideia quanto a Goku permanecer sendo um simples humano (com poderes extraordinários, mas humano), fazendo dele um Saiyajin (a raça de guerreiros mais forte do Universo).

A partir daí muitos eventos ocorrem e, com o passar deles, a força de Goku só aumenta. Os inimigos são monstruosos e com a diferença de poderes sempre enorme. Temos exemplos disso com Freeza, Cell etc.

A questão é que Goku sempre foi um personagem cativante, forte e, acima de tudo, humilde. Seu coração era puro e sempre tinha uma confiança de se invejar. Foi graças a ele que todos passaram por situações difíceis; graças à confiança que transmitia.

Após a saga de Cell, Gohan, que é filho de Goku, foi criado para ser o novo personagem protagonista, mas Akira achou que não seria adequado e acabou mudando de ideia e, mais tarde, criou a saga Boo.

Goku sempre volta dos mortos e acaba sendo o mais forte. Com seus poderes, que só crescem, ele dizima seus inimigos, mas sempre com humildade e compaixão em seu coração. Como não gostar de um personagem assim?

Claro que existem pessoas que enjoaram de vê-lo por aí, mas para mim não tem pra ninguém. Ainda que criem outros personagens “mais fortes”, Goku sempre será o melhor. E isso me fez pensar no porquê de ele nunca morrer. Um personagem como Goku nunca morrerá, mas viverá para sempre.

Você sabia?

O nome completo de Goku é Son Goku, contudo quase ninguém o chama assim.

O uniforme keikogi de Goku é baseado nas vestes usadas pelos monges shaolins da China, porque Akira quis que Dragon Ball assumisse um "toque" mais chinês.

Em seu uniforme ele usa, durante o anime, 3 kanjis com significados diferentes. O primeiro é o da Kame (Tartaruga), o segundo é o kanji Kaioh (Rei dos mundos) e o terceiro o seu próprio kanji Go (Sabedoria ou Iluminação).

No Japão a voz de Goku é dublada por uma mulher chamada Masako Nozawa, aqui no Brasil sua voz também é dublada por uma mulher. Curioso, não?

Existe uma lenda chinesa chamada lenda Seyuki. Esta nos conta a história de um macaquinho que vive nos céus e se chama Son Goku. Ele vive voando em cima e uma nuvem kintoun (nuvem voadora aqui no BR). Goku é brincalhão e bagunceiro e apronta com os deuses, que o castigam, mandando-o para a Terra. Para retornar, deve praticar boas ações.

Como surgiu o nome da técnica de Goku, o Kamehameha?

Pois bem, quem a inventou foi a mulher de Akira, que vivia dizendo “O poder dele tem que ser alguma coisa com 'há' no final”. Ela acabou falando Kamehameha, e soou legal para Akira, que nomeou a técnica.

O engraçado é que Kame significa “tartaruga”, Ha significa “onda”, mas Kamehameha junto não tem sentindo nenhum. Já olhando fora do anime, Kamehameha é um deus havaiano. “Ah! Agora faz sentido o porquê de o Mestre Kame morar numa ilha, usar um casco de tartaruga e  roupas floridas.”

Com essas curiosidades, encerro a Despertando Sentidos de hoje! Você tem mais curiosidades ou fatos? Deixe-os nos comentários, vou adorar ouvir tua opinião. Muito obrigado pela companhia e atenção de vocês! Embora a matéria seja sobre Goku, quero deixar aberturas de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT para que relembrem suas emoções. Até a próxima!

Abertura de Dragon Ball:

Abertura Dragon Ball Z:

2ª Abertura Dragon Ball Z :

Abertura Dragon Ball GT: