Pessoal dessa vez a matéria vai ter um clima um pouco diferente. Vou falar com vocês sobre assuntos polêmicos que rendem ótimos debates em nosso fandom otaku, trata-se da questão: O quê os animes podem trazer para nossas vidas?

Primeiramente, queria deixar vocês cientes de que não estou aqui para criticar o gosto e preferências de ninguém, só quero que vocês reflitam sobre algumas coisas que se passam nesse tão grande universo dos animes e mangás. Bom, vamos lá!

Hoje em dia nós vemos uma grande presença do gênero Ecchi nas animações japonesas (embora isso tenha caído um pouco essa temporada). Fan services e momentos picantes não faltam nesses animes, que cada vez mais se tornam normais e ganham espaço neste imenso fandom a que pertencemos. Muitos animes Ecchis possuem boas histórias (eu até já fiz uma matéria sobre isso), mas o que me preocupa é até aonde eles vão chegar no que se diz respeito a moral e ética, e sim, eu sei que o Japão tem leis que desagradam um pouco certos japoneses (principalmente homens), entretanto queria perguntar a vocês o que podemos tirar de um anime que só se foca em fan services e fetiches sexuais?

Uma das grandes coisas que sempre me fizeram ser um colossal admirador de animes é sem dúvida alguma as lições de vida e amizade presente nos mesmos, como, por exemplo, no anime Naruto que sempre nos inspirou a seguir em frente, não desistir de nossos objetivos, não descumprir nossa palavra e tantas outras coisas . Infelizmente isso tem faltado um pouco nos animes de hoje em dia, não somente nos Ecchis, mas nos animes em geral.

Existem animes atualmente que só se focam em fetiches (não falo dos Hentais que não cabem muito nessa discussão, pois a proposta deles é exatamente essa) e perderam um pouco da ''boa essência'' dos seus antecessores como Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z e até Pokémon. Pode surgir a seguinte questão: Mas Neto-kun esses animes não são de uma época diferente e se fundamentaram em conceitos diferentes dos de hoje? (apesar de alguns terem acabado recentemente ou continuarem até hoje). Sim reconheço que estamos em um tempo diferente, repleto de novos gêneros em ascensão como o Slice of life, apesar disso acredito que tudo de bom já existente na história dos animes não deveria ser descartado dessa forma, e sim mesclado com o que temos hoje. Não estou sugerindo que gêneros muito presentes hoje acabem, só não quero que tudo de inspirador que já fez mais parte desse meio seja descartado.

Vários animes tem me chocado com seu conteúdo que se torna cada vez mais apelativo (embora isso já venha de alguns anos), como podemos ver em animes como KissxSis, Masou Gakuen HxH (lançado ano passado)Yosuga no Sora, Seikon no Qwaser, entre outros. Alguns desses possuem uma história até razoável, outros são apenas animes focados em fan services e fetiches, o que se vê claramente nas OVAs que servem basicamente para acentuar um pouco do erotismo presente no anime.

Bom, pessoal espero que vocês possam pensar sobre isso. Não fiquem bravos comigo se eu falei algo que não foi de acordo com a opinião de vocês, eu só quero que vocês reflitam um pouco sobre o que andam vendo nesta imensa indústria dos animes e mangás. Bom por hoje é só e até mais pessoal.