• grupo radiojhero no facebook
  • chat

Diário Otaku - Experimente a Culinária Japonesa!

Data: Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2013 Autor: Lexus comentários

Diário Otaku - Experimente a Culinária Japonesa!
 

Depois de enrolar um pouquinho, aqui esta mais uma matéria sobre a deliciosa comida nipônica. Dessa vez vou falar um pouco das deliciosas massas e sobre alguns temperos e para deixar vocês ainda mais com vontade resolvi falar sobre as guloseimas do Japão.


O macarrão foi da China para o Japão por volta 794 -1185 na Era Heian. Mas só a elite podia saborear este prato tão fabuloso, e só a partir do século XV que ele se popularizou. Então vamos conhecer as principais massas.


Soba: feito de soba-ka (trigo sarraceno) e farinha de trigo pode ser servido tanto gelado como quente. Mesmo estando de dieta, podem experimentá-lo já que contém pouco glúten. Ele é considerado o prato mais popular do leste do Japão.


Udon: um prato consumido especialmente no inverno, é considerado de todos os macarrões o mais encorpado, chegando a ter 1,7mm de espessura.


Somen: feito apenas com farinha de trigo e água, este macarrão é bem fininho, leve e muito saboroso e pode ser consumido até mesmo nos dias de calor.
 

Diário Otaku - Experimente a Culinária Japonesa!
 

Yakissoba: seu significa fala tudo “macarrão de soba frito”, ele ainda é um prato indispensável nas festas japonesas. O prato é feito com macarrão tipo lámen, composto por legumes, verduras e carnes.


O yakissoba tradicional é preparado numa chapa com repolho, cenoura e outras verduras, carnes variadas e é temperado com shoyu e óleo de gergelim ou de soja. Depois vou passar uma receitinha para vocês.


Querem saber um dos grandes segredos da culinária japonesa são os temperos. Então escolhi alguns para apresentar a vocês.


Wasabi: um dos mais conhecidos. É feito com raiz forte japonesa e é bastante usado em alguns molhos para acompanhar alguns pratos como sushi, sashimi e peixes grelhados. Por aqui é vendido em pó ou em pasta.


Sake mirin: um dos ingredientes fundamentais para cozinhar. Ele é usado para fazer molhos para teppanyaki, teriyaki, tempurá e tonkatsu.


Dashi: feito de alga, ele possui o poder de realçar o sabor dos pratos principalmente o de sopas, nabemono, domburi e nimono.


Óleo de gergelim: um dos ingredientes mais sagrados na culinária japonesa, pois é ele que faz toda diferença no gosto na hora de preparar aquele delicioso yakissoba.


Aqui esta a receita de um delicioso yakissoba:


Ingredientes: 1 pacote de macarrão instantâneo tipo lámen (500 g), 3 colheres sopa de óleo, 1 xicara de chá de lombo de porco fatiado, 1 xicara de chá de frango desfiado, 2 xicara chá de agua, 2 cubos de caldo de galinha, ½ colher de sopa de alho picado, 1 xicara chá de cenoura.


1 xicara de brócolis em pedaços, 1 xicara de chá de acelga em pedaços, 1 xicara de chá de molho de soja tipo shoyu, 1 colher sopa de açúcar, 1 colher sopa de amido de milho, ½ colher sopa de óleo de gergelim torrado.
 

     Diário Otaku - Experimente a Culinária Japonesa!
     


Preparo: Cozinhe o macarrão por 2 minutos, em água quente, escorra e reserve. Aqueça uma frigideira tipo wok, coloque o óleo nas bordar e frite o macarrão ate dourar levemente. Retire, escorra sobre papel toalha e reserve. Na frigideira frite o lombo, o frango e reserve.


Em outra panela, ferva a água com o caldo de galinha e reserve. Ainda na wok frite o alho e acrescente o brócolis, a cenoura, a acelga e as carnes reservadas. Misture bem e adicione o shoyu, o açúcar e o caldo de galinha. Cozinhe por 1 minuto e engrosse com amido de milho dissolvido em 3 colheres (sopa) de água.


Por último, adicione o óleo de gergelim, misture o macarrão com os vegetais e as carnes e sirva em seguida.


No Japão também existe as formosas junk food (aquelas besteirinhas que a gente come por ai) como: salgadinhos, snacks, petiscos, bebidas em latas e por ai vai. Tem guloseimas para todas as idades, com propriedade terapêutica, com sabores engraçados. Então achei alguns bem legais para apresentar a vocês.


Jagariko: se esta afim de comer batata frita e não quer cozinhar seus problemas acabaram. Agora ela já vem prontinha para o consumo, é só abrir o pacote e degustar e ainda por cima tem vários sabores.


Habaneto: para os fãs de pimenta, esse salgadinho é perfeito. Ele é conhecido com pimenta diabólica, e promete ser um petisco bem ardido.


Cachorro quente de Yakissoba: para os amantes desse macarrão isso é quase irresistível. Esse sanduba é muito apreciado por lá e você o encontra em qualquer loja de conveniência por apenas R$ 1,99. Agora será que é gostoso mesmo?


Lipovitan D: se quer um energético para ficar ligadão achou sua bebida. Ela é composto por 100 ml de café, 50 ml de cafeína e vitamina D, possui uma cor amarelada e tem um gosto suave de cereja. Então se precisam ficar acordados até tarde já sabem o que procurar.


Chu-hi: se querem uma bebida leve e gostosa, aqui esta um ótimo drinque. Com 2,5% de suco de fruta e 6% de vodca, e com aparência de refrigerante de limão é uma deliciosa combinação japonesa.
 

Diário Otaku - Experimente a Culinária Japonesa!

Yoguruto: um iogurte que promete benefícios para a beleza de quem o tomar, e possui dos sabores mais básicos aos exóticos. Acho que vou querer experimentar.

Xylish: os chicletes mais loucos que você irá encontrar. Além dos sabores tradicionais, temos os de gengibre, chá verde, limão refrescante e entre outros.

Alfort: que tais biscoitinhos com cobertura de chocolate ao leite que derrete na boca. Uma delicia sem duvidas, e ainda com formato de navio, muito kawai.
 

Eu encerro por aqui, espero que tenham gostado dessa deliciosa matéria. E experimente o Yakissoba por que não vão se arrepender. Até a próxima...

Qual foi a melhor AnimeSong do primeiro semestre de 2017?
INNOSENSE - FLOW
Barricades - H. Sawano
Shinzou wa S. - Linked Horizon
Gravity Wall - H. Sawano
Ver resultado

46 votos até o momento.

Ajin Demi Human - Teaser Trailer Video: Ajin Demi Human - Teaser Trailer
TOP - PARCEIROS:

Seja Parceiro! Camiseta da J-Hero Heróis no Papel Otaku Store Dragon Ball Limit-F

+ Parceiros:

Anime Mix Dark Lorde Fansub Anime Land Clã Dragão Branco Nostalgia Jogos Online Otaku na Rede SuperScan Blog do Gusta Pingo no Baka SPLATOONBRASIL Animes Fan Down Amefuri Blog Nintendista Oficial FAIRY TAIL STRONG Geek Project Animes Infinity - 愛  Dragon Ball Z Sem Limite Central Animania Animes Darker MangáMania

Clique aqui para ver a lista completa